Pular para o conteúdo principal

Conheça a Verdadeira História de Pocahontas


 Duvido que você, leitor, desconheça a história de Pocahontas. Provavelmente já ouviu falar ou assistiu os filmes da Disney(afinal...mesmo que não queiramos,a Globo nos obriga). Mas o que poucos sabem é que a garota realmente existiu e salvou mesmo John Smith. Fizemos mais um trabalho de pesquisa,conheça a história da índia.



 Nascida em 1595, Matoaka ou Pocahontas (era um apelido que queria dizer "menina mimada" ou coisa do tipo) era uma india powhatan. Ficou conhecida por convencer ao seu pai(chefe da tribo) a não executar (matar, minha gente...) John Smith, capitão da Marinha Real Britânico, pois isso só atrairia mais ódio dos colonos para a tribo. Há boatos de que Pocahontas teve uma relação amorosa com o capitão John, muito provavelmente saídos dos romances escritos sobre a moça, visto que eles se conheceram quando ela tinha dez anos e ele já era um homem de meia idade. Smith se tornaria somente o seu tutor da lingua e costumes ingleses, porém um acidente com pólvora o forçaria a ir se tratar na Inglaterra, e os colonos a disseram que ele havia morrido.

  Vamos à parte triste e pouco conhecida: Aos dezessete anos ela foi aprisionada durante uma visita social e foi mantida naquela prisão por um ano.


 John Rolfe, um famoso comerciante de pólvora, se interessou pela Pocahontas e a libertaria se casasse com ela. Além de presa a um casamento onde não se sabe se houve amor, a índia precisou deixar a sua cultura de lado, se converter ao cristianismo e mudar seu nome para Rebecca.
  
 Durante uma visita à Inglaterra, com seu marido, Pocahontas descobriu que John Smith estaria vivo. Quando se encontraram, ela contou sobre a mágoa que guardava dele por achar que ele faria a paz entre a tribo e os colonos. Na volta da viagem, Pocahontas caiu doente, era provavelmente variola ou tuberculose, foi quando veio a falecer.

 Diversos romances foram escritos,baseados na sua história. A adaptação mais conhecida foi a da Disney, os descendentes da tribo de Pocahontas(agora dizimada) se indignaram dizendo que os filmes foram muito além da realidade e que a Disney rejeitou e os ignorou , eles tentaram que os erros ideológicos e históricos fossem corrigidos,mas a Disney é a Disney e não rolou!

 A descendente de Pocahontas mais conhecida hoje é a ex primeira dama e atriz, Nancy Davis(92 anos) o próprio ex presidente George W. Bush foi fruto dum relacionamento do viúvo de Pocahontas.


 Um descendente da tribo de Pocahontas ainda disse:

 É triste que essa história, da qual euroamericanos deveriam se envergonhar, se tornou meio de entretenimento, perpetuando um mito irresponsável e falso sobre a nação Powhatan. Chefe Roy Cavalo Louco

Comentários

Postar um comentário