Pular para o conteúdo principal

Já houve holocausto e campos de concentração no Brasil?

O holocausto brasileiro: Memórias da Colônia de Barbacena | by ...

Já houve holocausto e campos de concentração no Brasil? A resposta para esta pergunta é sim...e não. Sim, já houve assassinato em massa e campos onde minorias sociais eram segregadas em condições desumanas no Brasil, mas em proporções que não se comparam ao ocorrido na Alemanha Nazista, onde os termos foram popularizados.

Conforme contado por Daniela Arbex no livro e documentário "Holocausto Brasileiro", 60 mil pessoas foram assassinadas no Hospital Colônia de Barbacena, em Minas Gerais. A instituição psiquiátrica foi fundada em 1903 e seus internos, ou detentos, não tinham acesso a comida, roupas, higiene e nem tratamento médico. Eram ainda submetidos a trabalho escravo.

Holocausto Brasileiro: os horrores do hospital psiquiátrico de ...

O lugar foi mais uma forma de segregação encontrada pela sociedade higienista brasileira, onde mulheres solteiras, pessoas negras, LGBTs, crianças e idosos tiveram seu fim. Muitos dos internos nem mesmo sofriam de problemas psiquiátricos. Choques elétricos eram usados como punição e muitos faleciam durante o suposto "tratamento", outros morriam de frio ou doenças geradas pelo descaso da instituição.

Depois de mortos, seus corpos eram traficados para faculdades de medicina e, quando estas já não os queriam comprar, os cadáveres eram dissolvidos, em frente aos demais internos, e a ossada era vendida. O episódio escancara o descaso com o qual pessoas com problemas psiquiátricas são tratadas no Brasil e a necessidade do fortalecimento da luta antimanicomial.

A história pouco contada dos campos de concentração da seca no ...

Quanto aos campos de concentração, foram instalados durante a seca que afligiu o nordeste em 1915, sendo divulgados como uma forma de acolher os flagelados pela situação climática que causava fome e miséria. Na verdade, a iniciativa era uma maneira de impedir que sertanejos fugissem da seca e superlotassem outras regiões, ou até mesmo que saqueassem depósitos do governo para matar a fome.

Os retirantes eram atraídos por agentes do governo com promessas de emprego, sendo trancados no que foi apelidado de "curral do governo" pela população, lá viviam subnutridos e exerciam trabalho escravo. Os currais eram estrategicamente instalados em cidades com estação de trem, onde os fugitivos eram abordados.

Currais humanos – Meus Sertões

Um dos campos ficava em Alagadiço, próximo a Fortaleza, e abrigou oito mil pessoas amontoadas. Lá, cerca de 150 pessoas morriam diariamente. A ferramenta de segregação e aprisionamento de minorias foi resgatada na seca de 1932. Estima-se que 73 mil pessoas foram confinadas nos campos de concentração do nordeste e, durante a Revolução de 1932, muitos flagelados do Ceará foram obrigados a combater nas trincheiras. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Betty Boop,a Verdadeira História

Apesar de não estar no ar em nenhuma animação no momento, Betty Boop é certamente uma das personagens de cartoon mais populares do mundo. Ela está por toda a parte, canetas, camisetas de times de futebol e até tatuagens de senhoras de meia idade. Mas qual a sua origem?

O Que Houve com Laurie Forman de "That's 70 Show"?

"That's 70 Show" é uma das sitcoms de maior sucesso já produzidas. A série era centrada num grupo de amigos do Wisconsin que, diante das poucas opções de entretenimento da época em que a história se passa, gastava seus dias reclamando da vida no porão de Eric, protagonista do seriado. A irmã mais velha dele, Laurie, foi crescendo na história até fazer parte da turma. Mas, na metade da série, a personagem sumiu abruptamente. 

Inês, um retrato do Brasil

Em 2012, outro vídeo viralizava na internet. O que parecia ser só mais um meme passageiro trouxe a público uma personalidade pitoresca do país, que acabou por despertar simpatia em milhões de pessoas. Este alguém em questão é Inês Tânia Lima da Silva, mais conhecida pelo nome artístico de Inês Brasil, que, com um vídeo de inscrição para um popular reality show, viu nascer o sonho de uma carreira musical que a tirou da prostituição.