Pular para o conteúdo principal

"Dogão é Mau": O Gorillaz brasileiro

Dogão é mau - Um dia eu tinha que postar isso aqui =)
Em 1998, um quadrinista e um rockeiro se uniram para criar "Gorillaz", uma banda fictícia em desenho animado, mas com sonoridade muito real. A ideia dos britânicos foi um sucesso e inspirou projetos que mesclavam animação com música em todo mundo, até mesmo no Brasil.



O ano era 2004 e o produtor musical Rick Bonadio (envolvido no sucesso de Rouge, NX Zero e afins) criava o Dogão, rapper canino paulistano em desenho animado que emplacou o hit "Dogão É Mau". O cachorro tinha ainda uma banda fictícia, formada por Mano Cabuloso, seu DJ e produtor, e Nega Ganja, que além de backing vocal era namorada do Dogão.

Dogão com o Tihuana

Ele chegava a interagir com o mundo real, como nas fotos divulgadas ao lado de celebridades. Durante certo tempo, inclusive fez-se mistério sobre quem era o dono da voz por trás do personagem. Mais tarde, foi revelado se tratar de MC Suave, conhecido por integrar o grupo de rap Jigaboo.
Dogão É Mau – Wikipédia, a enciclopédia livre
O rapper virtual lançou um disco (que incluía até mesmo regravação de "Onde Você Mora?", de Nando Reis e Marisa Monte) pela gravadora Arsenal Music, dois videoclipes em animação 2-D e uma loja de roupas. Assim como muitos artistas da época, Dogão foi um fenômeno na MTV Brasil e, com toda a irreverência do projeto, fez certo sucesso junto ao público jovem.
Dogão – Wikipédia, a enciclopédia livre
Quem não se agradou muito foi a galera da Folha de São Paulo, que elegeu "Dogão é Mau" como pior música do ano, classificando a letra como "sexista, cheia de palavrões e lugares-comuns do vocabulário do rap", o que não chega a ser uma mentira.

Se Gorillaz fez história ao contracenar com Madonna no Grammy Awards de 2006, a turma do Dogão teve uma live inesquecível no finado Pânico na TV, ao lado de Mulher Samambaia, Emílio Surita e companhia.


Rick Bonadio chegou a falar sobre a preparação para um segundo álbum de estúdio do rapper virtual e a inserção de novos personagens ao universo criado, mas a história de Dogão e sua turnê fictícia chamada Parvo Virose Tour terminariam em 2005. Devemos admitir que, embora controverso, o projeto foi corajoso e marcou época.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Betty Boop,a Verdadeira História

Apesar de não estar no ar em nenhuma animação no momento, Betty Boop é certamente uma das personagens de cartoon mais populares do mundo. Ela está por toda a parte, canetas, camisetas de times de futebol e até tatuagens de senhoras de meia idade. Mas qual a sua origem?

O Que Houve com Laurie Forman de "That's 70 Show"?

"That's 70 Show" é uma das sitcoms de maior sucesso já produzidas. A série era centrada num grupo de amigos do Wisconsin que, diante das poucas opções de entretenimento da época em que a história se passa, gastava seus dias reclamando da vida no porão de Eric, protagonista do seriado. A irmã mais velha dele, Laurie, foi crescendo na história até fazer parte da turma. Mas, na metade da série, a personagem sumiu abruptamente. 

Inês, um retrato do Brasil

Em 2012, outro vídeo viralizava na internet. O que parecia ser só mais um meme passageiro trouxe a público uma personalidade pitoresca do país, que acabou por despertar simpatia em milhões de pessoas. Este alguém em questão é Inês Tânia Lima da Silva, mais conhecida pelo nome artístico de Inês Brasil, que, com um vídeo de inscrição para um popular reality show, viu nascer o sonho de uma carreira musical que a tirou da prostituição.