Pular para o conteúdo principal

"Dogão é Mau": O Gorillaz brasileiro

Dogão é mau - Um dia eu tinha que postar isso aqui =)
Em 1998, um quadrinista e um rockeiro se uniram para criar "Gorillaz", uma banda fictícia em desenho animado, mas com sonoridade muito real. A ideia dos britânicos foi um sucesso e inspirou projetos que mesclavam animação com música em todo mundo, até mesmo no Brasil.



O ano era 2004 e o produtor musical Rick Bonadio (envolvido no sucesso de Rouge, NX Zero e afins) criava o Dogão, rapper canino paulistano em desenho animado que emplacou o hit "Dogão É Mau". O cachorro tinha ainda uma banda fictícia, formada por Mano Cabuloso, seu DJ e produtor, e Nega Ganja, que além de backing vocal era namorada do Dogão.

Dogão com o Tihuana

Ele chegava a interagir com o mundo real, como nas fotos divulgadas ao lado de celebridades. Durante certo tempo, inclusive fez-se mistério sobre quem era o dono da voz por trás do personagem. Mais tarde, foi revelado se tratar de MC Suave, conhecido por integrar o grupo de rap Jigaboo.
Dogão É Mau – Wikipédia, a enciclopédia livre
O rapper virtual lançou um disco (que incluía até mesmo regravação de "Onde Você Mora?", de Nando Reis e Marisa Monte) pela gravadora Arsenal Music, dois videoclipes em animação 2-D e uma loja de roupas. Assim como muitos artistas da época, Dogão foi um fenômeno na MTV Brasil e, com toda a irreverência do projeto, fez certo sucesso junto ao público jovem.
Dogão – Wikipédia, a enciclopédia livre
Quem não se agradou muito foi a galera da Folha de São Paulo, que elegeu "Dogão é Mau" como pior música do ano, classificando a letra como "sexista, cheia de palavrões e lugares-comuns do vocabulário do rap", o que não chega a ser uma mentira.

Se Gorillaz fez história ao contracenar com Madonna no Grammy Awards de 2006, a turma do Dogão teve uma live inesquecível no finado Pânico na TV, ao lado de Mulher Samambaia, Emílio Surita e companhia.


Rick Bonadio chegou a falar sobre a preparação para um segundo álbum de estúdio do rapper virtual e a inserção de novos personagens ao universo criado, mas a história de Dogão e sua turnê fictícia chamada Parvo Virose Tour terminariam em 2005. Devemos admitir que, embora controverso, o projeto foi corajoso e marcou época.  

Comentários