
O ano era 2004 e o produtor musical Rick Bonadio (envolvido no sucesso de Rouge, NX Zero e afins) criava o Dogão, rapper canino paulistano em desenho animado que emplacou o hit "Dogão É Mau". O cachorro tinha ainda uma banda fictícia, formada por Mano Cabuloso, seu DJ e produtor, e Nega Ganja, que além de backing vocal era namorada do Dogão.
![]() |
Dogão com o Tihuana |
Ele chegava a interagir com o mundo real, como nas fotos divulgadas ao lado de celebridades. Durante certo tempo, inclusive fez-se mistério sobre quem era o dono da voz por trás do personagem. Mais tarde, foi revelado se tratar de MC Suave, conhecido por integrar o grupo de rap Jigaboo.

O rapper virtual lançou um disco (que incluía até mesmo regravação de "Onde Você Mora?", de Nando Reis e Marisa Monte) pela gravadora Arsenal Music, dois videoclipes em animação 2-D e uma loja de roupas. Assim como muitos artistas da época, Dogão foi um fenômeno na MTV Brasil e, com toda a irreverência do projeto, fez certo sucesso junto ao público jovem.

Quem não se agradou muito foi a galera da Folha de São Paulo, que elegeu "Dogão é Mau" como pior música do ano, classificando a letra como "sexista, cheia de palavrões e lugares-comuns do vocabulário do rap", o que não chega a ser uma mentira.
Se Gorillaz fez história ao contracenar com Madonna no Grammy Awards de 2006, a turma do Dogão teve uma live inesquecível no finado Pânico na TV, ao lado de Mulher Samambaia, Emílio Surita e companhia.
Rick Bonadio chegou a falar sobre a preparação para um segundo álbum de estúdio do rapper virtual e a inserção de novos personagens ao universo criado, mas a história de Dogão e sua turnê fictícia chamada Parvo Virose Tour terminariam em 2005. Devemos admitir que, embora controverso, o projeto foi corajoso e marcou época.
Comentários
Postar um comentário