
Os "freak shows", ou "shows de horrores", consistiam na exibição de humanos com anomalias genéticas ou deficiência física, como atrações de circo. A prática era comum entre os séculos dezenove e vinte, resultando na exploração de diversas pessoas e destacando a crueldade humana na busca por entretenimento. Esse sim, era o verdadeiro show de horrores.
Gêmeos e gêmeas siamesas eram atrações comuns nestes shows, sendo as irmãs Daisy e Violet Hilton um exemplo. Elas nasceram unidas pelos quadris e nádegas, filhas de uma garçonete e sem pai. A chefe da mãe das meninas ajudou no parto e resolveu comprá-las para exibição.
A mulher as treinou para cantar e dançar, usando de castigos físicos no processo. Aos três anos, já embarcavam em uma turnê mundial. Quando a tutora das gêmeas faleceu, sua filha e marido viúvo passaram a empresariar as meninas. Daisy e Violet decidiram processá-los e conseguiram um bom dinheiro. Logo deixaram de vestir-se iguais, Daisy tingiu os cabelos e conquistaram maior individualidade.

Aos 53 anos, em 1961, o gerente de sua turnê as abandonou na Carolina do Norte. Sem dinheiro pra passagem, foram obrigadas a aceitar emprego em um supermercado. Certa ocasião, seu chefe estranhou as faltas das irmãs, então foram encontradas mortas em casa. Daisy teria morrido primeiro e Violet, de dois a quatro dias depois.

Sarah Baartman talvez seja o caso mais conhecido. A africana tinha esteatopigia, uma hipertrofia das nádegas, o que a fez ser explorada por empresários. Sarah foi exibida no Reino Unido e Paris, onde não era só observada como aberração, como também tinha seu corpo violado. A mulher foi alvo de zombaria, caricaturas e utilizada para reafirmar crenças racistas, em mais uma tentativa de animalização de pessoas negras.

Com a crise trazida pelo fim do governo de Napoleão, as exposições acabaram e Sarah passou trabalhar com um exibidor de animais, além de tornar-se alcoólatra, teria precisado se prostituir.
Mesmo após sua morte, seu corpo foi dissecado e exposto. Apenas em 2002, Nelson Mandela conseguiu que a França devolvesse os restos mortais da moça, que finalmente foram enterrados em sua terra natal.

Marrick era constantemente humilhado e não conseguia se empregar, tendo recorrido ao circo para sobreviver. Ele foi maltratado e roubado por seu empresário, mas tornou-se uma celebridade no Reino Unido, próximo até mesmo da própria Rainha Vitória.
Joseph teve acesso a tratamento médico e encontrou felicidade nas viagens que realizou, além do seu gosto especial pela escrita, falecendo em 1890.
Anunciada como "Mulher Macaco", Julia estava na Rússia quando deu a luz a um menino que tinha características parecidas com as dela e faleceria em seguida. Cinco dias depois, ela própria faleceu por complicações pós parto. Theodore vendeu os corpos da esposa e do filho para um professor da Universidade de Moscou, onde foram preservados taxidermicamente.
As mortes ocorreram em 1860, mas os corpos continuaram em exibição, foram também roubados, vandalizados e ratos ainda os enfestaram. Apenas em 2013, foram enterrados em Sinaloa, México.
Comentários
Postar um comentário