Pular para o conteúdo principal

Surtos coletivos: A Epidemia de Dança e a Epidemia do Riso

O que causou a estranha epidemia de dança de 1518 - Revista ...

Muito antes do surgimento do Coronavírus, a humanidade já enfrentava adoecimentos coletivos, mas alguns episódios da história chamam atenção até hoje, por serem quase inacreditáveis.

Em 1518, uma epidemia de dança atingiu os moradores de Estrasburgo, na França. Isso mesmo, DE DANÇA, uma dançomania. Tudo começou quando uma mulher chamada Frau Toffea passou a dançar freneticamente nas ruas da cidade, sem música ou motivo aparente. Um mês depois, cerca de quatrocentos moradores do lugar estavam fazendo o mesmo, raramente parando para comer ou beber.

O cenário pode parecer qualquer show de brega funk, mas levou muitos à morte, por ataque cardíaco, derrame cerebral ou exaustão, após dançarem por semanas, sem pausa. Registros históricos esclarecem que eles não dançavam aleatoriamente, havia um coreografia sendo seguida durante o surto. A solução encontrada pelas autoridades foi abrir salões de dança, contratar músicos e etc, na esperança de que os doentes se cansassem.

Não deu muito certo, ainda mais pessoas se juntaram ao movimento e 15 chegavam a morrer por dia. Quatro meses se passaram e, de repente, o surto coletivo se encerrou e os que sobreviveram retornaram às vidas, normalmente.

                     HORRORFIXXX — The Tanganyika Laughter Epidemic was an outbreak...
O segundo caso de histeria em massa aconteceu em um internato da Tanzânia, em 1962, afetando 95 dos 159 alunos, que tiveram um surto de riso. Em alguns, os sintomas duraram horas, em outros, durou semanas. A escola se viu obrigada a fechar.

A epidemia de riso então se espalhou pela aldeia Nshamba, morada de várias estudantes, atingindo 217 moradores. A doença chegou a outras escolas e o internato onde surgiu foi processado por permitir a infestação. O surto diminuiu dois anos e meio depois, afetando mil pessoas e sendo motivo de fechamento de catorze escolas. Pacientes tinham problemas respiratórios, erupções cutâneas, ataques de choro e gritos aleatórios em razão dos muitos risos. 

As teorias dizem que tudo aconteceu em virtude do estresse, envolvendo a situação política e conservadorismo do país, também devido às muitas cobranças sofridas pelos estudantes. 

Comentários