Pular para o conteúdo principal

Quem foi Edward Colston, cuja estátua foi jogada no rio por manifestantes antirracistas?

Manifestantes derrubam estátua do traficante de escravos Edward ...

Desde que George Floyd foi assassinado por um policial, nos Estados Unidos, a revolta antirracista se espalhou por todo o mundo. Hoje, na Inglaterra, manifestantes derrubaram uma estátua, jogando-a no rio que corta a cidade de Bristol, logo depois. O memorial foi erguido em homenagem a Edward Colston, em 1895.

Edward Colston.jpgO homem nasceu na cidade e construiu um negócio lucrativo, comercializando óleo, vinho, frutas e, posteriormente, pessoas. Em 1680, Edward se tornou membro da Companhia Real Africana, organização que tinha o monopólio do comercio inglês com a Costa Oeste da África, negociando ouro, prata, marfim e africanos para serem escravizados no Caribe e Américas, com uma alta taxa de mortalidade durante as viagens.

Edward Colston chegou ao cargo executivo mais alto da empresa e, durante o período em que lá esteve, estima-se que 84 mil homens, mulheres e crianças foram sequestrados de sua terra e transportados com o objetivo de exercer trabalhos forçados. 19 mil africanos morreram no caminho, enquanto o traficante de escravos conquistava fortuna.

Statue of Edward Colston - WikipediaMais tarde, se tornou membro da Sociedade de Empreendedores Comercias de Bristol, ainda comercializando açúcar produzido por pessoas escravizadas. Religioso e conservador, Edward Colston doou dinheiro para igrejas, além de escolas e instituições beneficentes. A estátua foi erguida em sua memória, como agradecimento ao seu apoio financeiro, ignorando a origem do dinheiro através do qual ele conquistou a imagem de grande benfeitor da cidade de Bristol.

A discussão em torno da estátua teve inicio nos anos noventa, quando alguém rabiscou o texto escrito em sua homenagem, retirando uma das profissões pela qual fez fortuna e escrevendo "comerciante de escravos".

Foram anos de discussão envolvendo a possibilidade de retirada da estátua, sem sucesso, até que, neste domingo, manifestantes antirracistas finalmente derrubaram o simbolo escravagista, pintando de vermelho (em referência ao sangue dos que se foram em virtude do tráfico de negros) e jogando-o no porto de Bristol.

Manifestantes derrubam estátua do traficante de escravos Edward ...

Vale lembrar que, infelizmente, muitos conservadores ainda veem a trajetória do traficante como positiva, e que seu nome está espalhado por toda a cidade, em escolas, ruas e avenidas.

A notícia ainda mais triste é que símbolos de um passado que não deve ser glorificado também existem aos montes no Brasil. Espero que não por muito tempo. 

Comentários