Pular para o conteúdo principal

"Sintonia": O Menino da Porteira Virou MC na Netflix

Resultado de imagem para sintonia netflix

Recém lançada na Netflix, a série "Sintonia" narra a história de três amigos paulistas que se envolvem com drogas, música e religião. Reconheci um dos protagonistas pelo rosto comum em clipes que ficam em alta no Youtube. Me surpreendi ao ver que escalaram MC Jottapê (autor de uma versão de Old Town Road que virou hit no Spotify) para interpretar o papel principal da série. Me surpreendi ainda mais quando dei uma pesquisada e vi que a carreira de ator dele é bem anterior à carreira no funk.


Nascido no interior do Mato Grosso do Sul, João Pedro teve a primeira aparição nos cinemas em "Acquária"...Sim, o filme de Sandy e Junior. Mas seu trabalho mais importante viria em 2009, quando foi selecionado entre outras quinhentas crianças para interpretar o protagonista do aclamado longa "O Menino da Porteira" onde sua desenvoltura em frente às câmeras rendeu elogios.

Resultado de imagem para o menino da porteira
Em seguida, fez "Uma Rosa Com Amor" no SBT e até foi contratado pelo programa de humor crítico CQC como repórter, rescindindo o contrato para fazer parte do elenco de Avenida Brasil  Sim, MC Jottapê já foi uma das crianças do lixão de mãe Lucinda. Logo depois, o ator engatou um papel em "Chiquititas" e começou a cantar funk na sequência. Em 2016 firmou contrato com o Kondzilla e agora protagoniza "Sintonia", série dirigida por ele, ao lado de Christian Malheiros e Bruna Mascarenhas.


Na trama, Jottapê é Doni, um aspirante a MC e amigo de Rita, que quer encontrar um rumo pra sua vida, e Nando, que precisou se virar sozinho desde muito cedo e agora está subindo na hierarquia do tráfico de drogas da comunidade. Um grande ponto forte da série é a forma como tenta fugir de esteriótipos relacionados ao mercado ilícito, organizações religiosas e o mundo do funk. A obra traz uma visão de dentro pra fora que difere bastante  pela estética e naturalidade — do que vem sendo mostrado por cineastas renomados .

O elenco deixa a formalidade longe da atuação, se apropriando do texto sem medo. Os protagonistas cumprem muito bem seus papéis e se mostram promissores, mas os que interpretam personagens secundários também têm grandes momentos. Boa parte destes possuem uma estética que se vê pouco na televisão, mas que é comum na sua vizinhança. "Sintonia" traz um olhar ainda inédito sobre o meio que retrata, buscando realismo até mesmo na sua figuração.

Imagem relacionada

A primeira temporada cumpre seu papel de apresentar a história de seus protagonistas e algumas de suas camadas. Caso aconteça, a segunda terá a grande responsabilidade de desenvolver uma trama ainda com muito a se trabalhar e diversas possibilidades.

Comentários