14 fevereiro 2019

Inês, um retrato do Brasil

Resultado de imagem para ines brasil

































Em 2012, outro vídeo viralizava na internet. O que parecia ser só mais um meme passageiro trouxe a público uma personalidade pitoresca do país que acabou por despertar simpatia em milhões de pessoas. Este alguém em questão é Inês Tânia Lima da Silva, mais conhecida pelo nome artístico de Inês Brasil, que, com um vídeo de inscrição para um popular reality show, viu nascer o sonho de uma carreira musical que a tirou da prostituição.

Negra, pobre e confundida por vários com uma travesti, Inês enfrentou e ainda enfrenta o olhar atravessado de muitos. Esta representatividade fez com que minorias se identificassem com ela, levando-a a conquistar fãs fiéis e lotar boates pelo Brasil, ganhando uma média de 12 mil reais por apresentação.


Imagem relacionadaImagem relacionada


À esquerda, vê-se Solange Couto e , à direita,  Inês Brasil. É natural que você se espante com a relação feita e se pergunte o que elas tem em comum, visto que hoje possuem personalidades e estilos de vida tão distintos, mas nem sempre foi assim. Ambas iniciaram suas carreiras como "mulatas" que se apresentavam em shows promovidos pelo apresentador e radialista Oswaldo Sargentelli, elas eram conhecidas como "Mulatas do Sargentelli". Solange se tornou uma atriz reconhecida nacionalmente, já Inês precisou prostituir-se para sobreviver.

 Inês Tânia tinha oito irmãos e, aos 18 anos, se mudou para um quarto em Copacabana, tornando-se dançarina, depois professora de samba e, posteriormente, prostituta para ajudar a pagar suas próprias contas e contribuir no pagamento das dos pais que passavam por dificuldades. Como professora, conheceu Christian Karp, diretor de fotografia de um canal alemão que, além de levá-la para morar em seu país, produziu seus primeiros vídeos e ajudou-a a deixar o vicio em cocaína.

Imagem relacionada
A jovem foi para a Alemanha "viver uma vida de princesa" ao lado de seu marido "loiro do olho azul". Com ele, teve duas filhas. Em dado momento, a realidade da web-celebridade tornou-se outra. Depois de um divórcio, se viu novamente dependente da prostituição para manter-se e ajudar no sustento de suas filhas que, agora, viviam com  os avós no Brasil. Ela pôs 900ml de silicone em cada seio para ser um atrativo maior nos sites de prostituição onde a elegeram, segundo ela, "a número um". Enquanto Isso, fazia questão de que suas filhas crescessem longe de sua realidade. Hoje, ambas são evangélicas e já formaram suas famílias.

Este período durou oito anos, quando Inês Brasil decidiu investir numa carreira artística. Durante muito tempo, enviou vídeos para a seleção do Big Brother Brasil, sem sucesso, mas, em 2012, chamou a atenção da internet por suas frases célebres e jeito inquieto de se portar.  Desde então, participou de programas de TV e deu depoimentos em suas redes sociais que explicitaram sua religiosidade, simplicidade e respeito ao próximo. Seu rosto também se tornou comum em campanhas publicitárias.

Apesar de hoje cantar versos sexualmente explícitos e fazer performances despidas de pudor , Inês teve uma infância religiosa, aprendendo a tocar piano e começando a cantar na igreja. Em seu repertório também constam musicas como "Águas de Março" e "Esquadros", contrastando com outras autorais como "Make Love" e "Chupa que é de uva".

Com o psicológico afetado por anos de prostituição, vicio em drogas, estupros e até trafico humano (sendo esta ultima história pouco esclarecida pela cantora, que prefere não se estender quando o assunto são seus momentos tristes), Inês Brasil se mostra frágil a manipulações. Durante a ultima corrida presidencial, encontrou o então candidato Jair Messias Bolsonaro num aeroporto. Este pediu para que ela gravasse um pequeno vídeo com ele.  Assim, usou da falta de instrução da mulher para ajudá-lo em sua campanha política, fazendo-a ser julgada por parte do publico que antes a apoiava. Atualmente, para muitos, Inês é morta e já não tem a mesma força de antes.

A web-celebridade fez sucesso e teve sua imagem explorada à exaustão por conta de suas frases com ausência de conhecimento acadêmico ou político, muitas vezes baseadas no único ensino ao qual teve acesso na infância: O religioso. Mas o mesmo grupo responsável por essa exploração a condena por suas ações, exigindo desconstrução e atacando quem já é só mais uma vitima da sociedade. Ela negou apoio ao candidato, explicou a situação, chorou e parece não ter sido o bastante para alguns. 
Resultado de imagem para ines brasil

Nascida em 1969, mas, como prefere que seja dito, aos "35" anos de idade, a personalidade da internet está prestes a lançar um livro sobre sua vida escrito pelo jornalista Luis Gustavo Rocha. "Esse livro é de raiz porque tudo de bom que eu faço com vocês e vocês fazem comigo estarão nesse livro do amor", disse a cantora sobre sua biografia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário