Pular para o conteúdo principal

6 Motivos Para Ir à Exposição Beatles Experience




 Atualmente, no estacionamento externo do Salvador Shopping, a exposição interativa "Beatles Experience" já recebeu milhares de visitantes em todo o Brasil. Como bom beatlemaníaco que sou, corri para uma visita antes do dia 27, quando a exposição partirá para outra cidade. Devo dizer que me surpreendi bastante e saí de lá com uma playlist imensa de músicas para conhecer. Além de contarmos com tablets e fones de ouvido em várias salas, ainda podemos conferir playlists exclusivas de diversos momentos marcantes da carreira dos Beatles e até ouvir músicas que os inspiraram na composição da identidade da banda. Depois de quase querer morar lá, decidi trazer seis bons motivos para ir à "Beatles Experience" quando esta chegar à sua cidade.

Resultado de imagem para school report john lennon

Logo no começo, vemos uma cópia de um dos boletins escolares de John Lennon (os originais foram leiloados na internet), e este é o primeiro motivo: Ver que o beatle era tão ruim quanto nós nos tempos de escola. Os comentários de seus educadores o descreviam como o "palhaço da turma", um aluno medíocre e sem o menor interesse em melhorar. Ironicamente, o músico chamou sua primeira banda de "The Quarryman", em homenagem à Quarry Bank High School, sua antiga escola. 


Mostra que faz homenagem a quarteto britânico fará estreia no Nordeste (Foto: Divulgação)

 Se for á exposição, não deixe de visitar o Cavern Club, bar temático inglês que fez parte da história dos garotos de liverpool e que ganha uma replica na "Beatles Experience". Nos anos cinquenta, o bar promoveu apresentações da The Quarryman (considerada embrião dos Beatles) e , posteriormente, os Beatles se apresentaram por 292 vezes. Numa dessas ocasiões, foram descobertos por um empresários que resolveu investir na carreira da banda. O resto da história vocês já conhecem.

Resultado de imagem para Beatlemania experience

 Em 1961, um rapaz entra na loja de discos de Brian Epstein, pedindo um compacto da música "My Bonnie", dos Beatles. Brian, que não os conhecia, soube que os rapazes tocavam num pub proximo (o já citado Cavern Club) e foi até lá à fim de conhecê-los. Ele se encantou com o som e o carisma dos quatro e , no mesmo ano, ofereceu-se para empresariá-los. Ator e interessado por moda, o empresário decidiu transformar a banda num "pacote completo", incluindo o visual. À partir de Brian que os Beatles passaram a se preocupar com sua identidade visual e, na exposição, podemos conferir reproduções fiéis de algumas das roupas clássicas usadas pela banda.

 Em uma das salas, encontramos quatro grandes quadros brancos com os nomes dos astros e pilotos em preto e vermelho, para que os visitantes possam deixar um recado que nunca será lido para os garotos de Liverpool. Se você encontrar um "Larga da Yoko, cara!", escrito com a minha letra no quadro do John, ignore, não fui eu quem escreveu.



Resultado de imagem para Beatlemania experience

 Os idealizados da Beatles Experience conseguiram recriar uma visão interna do submarino amarelo da animação de 1968 que tinha como base diversas músicas do grupo de rock inglês. O filme possuía cores psicodélicas e foi um marco para a animação mundial. Os Beatles lançaram ainda o disco da trilha sonora do longa metragem, considerado o mais fraco da carreira da banda.

Por fim, não deixe de tirar uma foto na rua dos estúdios Abbey Road, assim como os quatro fizeram para a capa do décimo segundo álbum. A foto clássica e muito lembrada foi ideia de Paul McCartney e, se fosse pela vontade John, nem teria acontecido. Quando chegou para a sessão de fotos, o compositor de "Imagine", sempre muito apressado, não via a hora desta chegar ao fim para que ele pudesse voltar a produzir material no estúdio. Esta foto, cujo cenário foi recriado na exposição, originou uma lenda de que Paul havia morrido atropelado enquanto as fotos eram tiradas, a comunidade beatlemaníaca ainda encontrou indícios na foto para sustentar sua teoria. Claro, tudo não passou de uma jogada de marketing. 



Imagem relacionada

 A exposição Beatles Experience permanece na Bahia até o dia 27 deste mês, com meia entrada custando R$ 20 e inteira custando R$40. Entre no site e descubra quando ela estará na sua cidade. 

Foi certamente uma experiência única e, além dos motivos citados, você ainda confere a recriação de cabines de trem, um pouco da história da The Quarryman, a fachada do Lennon's Bar, uma recriação em vídeo 360 de um show realizado pelos Beatles em Nova York (devo admitir que esperei mais deste momento, olhei ao meu lado, na platéia, e vi pessoas com perucas de plástico e um figurino "anos 60" bastante forçado) e ainda pode deixar até sua alma na lojinha da exposição.

Comentários

  1. Oi oi Kauan!
    Infelizmente, não sou fã dos Beatles. Então, acho que não curtiria ir na exposição deles. Eu poderia ir apenas para ver um pouco da história deles, e se fosse levaria meus amigos...

    P.s e vale lembrar que o evento não é no meu estado ;D

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, o evento está passando pelo país todo, como eu falei no texto, espero que passe pela sua cidade :)

      Excluir
  2. Não sou fã dos Beatles, mas acho que seria algo interessante de participar, até para poder entender o amor que foi e ainda é devotado pela banda. Adorei a dica.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Kauan! Adorei o post, a exposição parecer ser ótima! Pena que não estou na Bahia (e de qualquer forma hoje ainda por cima é o último dia). Vou aguardar que essa exposição venha para São Paulo para conferir. ;)
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  4. Eu como fã dos Beatles não precisaria de nenhum motivo,pena que mesmo que essa exposição viesse pro Ceará eu ainda não poderia ir, pq moro no interior,triste isso

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adoro Beatles, mas não sou beatlemaniaca, então, não sinto necessidade de ir a uma exposição dessa, mas acho muito massa quem curte. A exposição, pela sua postagem, me pareceu bastante complexa e parece encher os olhos, gostei disso.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, achei bem interessante essa sua experiência e que legal que ela está percorrendo o país para conhecermos um pouco mais sobre esses ídolos. Gostei do fato de que tem desde coisas de antes da banda, como o boletim de john, até quando eles já eram famosos

    ResponderExcluir
  7. Oi.
    Achei muito legal a exposição, principalmente por poder saber mais sobre os Beatles. Vou ficar de olho se vem para alguma cidade perto da minha (ficaram bastante tempo em Salvador, né).
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Ah meus Bitus ♥ Quero!
    Amei o post, pena que não poderei ir, estou invejando muito você nesse momento.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  9. Oii,

    Realmente parece ser uma exposição maravilhosa, principalmente pra quem é fã da banda, o que não é meu caso rs. Mas realmente acho super valido pra quem gosta e tal, deve ser realmente um momento único e maravilhoso pelo qual os fãs tem a oportunidade de passar.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá....
    Adorei os motivos que você apresentou!
    Amo as músicas do Beatles e com certeza deve ser uma experiência única visitar essa exposição! Adorei seus comentários e fiquei com muita vontade de conferir também.
    Bjo

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bom?
    Eu nem precisava de motivos para querer ir, apenas ser Beatles! rs Entretanto, não pude visitar, infelizmente, por ser de Minas Gerais. Entretanto, achei muito interessante conhecer um pouco da exposição através de sua experiência. Achei massa terem recriado o submarino e essa questão das cópias dos boletins do John! Deve ter sido uma experiência única!
    Amei o post!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    nem sou fã dos Beatles e já fiquei super empolgada com a exposição, achei muito interessante porque mesmo não acompanhando nada a respeito da banda, obviamente já ouvi muito a respeito, bem como já escutei alguns sucessos. Quem hoje não conhece os Beatles não é mesmo? Pois bem, além disso deve ser uma viagem no tempo incrível, e saiba que seus motivos são bem convincentes, queria eu ter podido desfrutar dessa experiência.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir

Postar um comentário