Pular para o conteúdo principal

5 Coisas Que Você Não Sabia Sobre Carmen Miranda

Resultado de imagem para carmen miranda
 Chegou o Carnaval, um dos meus momentos favoritos durante o ano. E, quando se fala nessa festa tão característica do nosso país, a primeira personalidade que vem à cabeça é Carmen Miranda, a moça de turbante e frutas na cabeça que levou a nossa cultura para o mundo. Hoje, falaremos sobre alguns fatos pouco comentados sobre essa grande artista.

 Nem brasileira, nem Carmen: Apesar de utilizar de elementos de nosso folclore, cantar nosso samba e ter o coração brasileiro, Carmen nasceu em Portugal. Sua família emigrou para cá pouco tempo depois de seu nascimento. Seu nome de batismo também não era o com o qual se tornara conhecida, mas sim Maria do Carmo Miranda da Cunha, tendo sido apelidada Carmen depois de chegar ao Brasil.

Resultado de imagem para aurora carmen miranda

 Aurora Miranda: Carmen não foi a única estrela da família, Aurora Miranda, sua irmã, também brilhou nos palcos. Duas de suas aparições mais famosas foram no filme "Alô, Alô, Carnaval" (cantando "Cantoras do Rádio", em dupla com a irmã) e num outro onde contracena com uma animação do Pato Donald e do Zé Carioca. O filme em questão é "Você Já Foi à Bahia?", onde a estrela cantou "Quindins de Iáiá" e interpretou uma baiana.

 Fluente em inglês: Quando conquistou Hoolywood (feito de poucos brasileiros), Carmen esteve presa à caricatura da brasileira que amava carnaval e estava sempre pronta para performar uma marchinha. Para completar o esteriótipo, a showgirl que, segundo amigos próximos, era fluente em inglês, forçava um sotaque caricato em suas aparições publicas.

Imagem relacionada

 Vicio e sobrecarga: Apesar de gozar da posição de estrela mais bem paga da época, Carmen era sobrecarregada por seus empresários e abusava de barbitúricos para aguentar a agenda de apresentações, tornando-se viciada e sofrendo com seus efeitos colaterais. Ela chegou a vir ao Brasil para uma desintoxicação, obteve breve melhora e logo retornou ao trabalho, resultando em seu falecimento aos 46 anos.



 Na Cultura Pop Americana: Como vocês já devem ter percebido, Carmen não deixou sua marca apenas no nosso país, conquistando grande importância na cultura pop americana. Um grande exemplo disso é uma cena clássica de "I Love Lucy" (vejam <3) , considerada a maior sitcom de todos os tempos, quando a protagonista se veste com os trajes de baiana e dubla uma música de Carmen Miranda.

 Pois é, Conectados, artista como Carmen jamais haverá outra. Espero que um dia um representante do Brasil chegue tão longe quanto ela chegou. Tenham um carnaval supimpa! 

Comentários