Pular para o conteúdo principal

Resenha de HQ: "Avatar: The Promise", de Gene Luen Yang


 Terminei o ano passado sem ter lido muitas HQ's arrebatadoras. Felizmente, 2017 começou mostrando que será bem diferente. Iniciei o ano lendo "Avatar: The Last Airbender - The Promise", primeiro arco de três graphic novels que contam sobre a vida posterior de Aang ao fim da serie animada. A obra de Gene Luen Yang não só ganhou cinco estrelas, como entrou para a minha lista de favoritos da vida.

 A guerra que já durava cem anos chegou ao fim, mas o último mestre do ar percebe que ainda tem muito a se fazer para alcançar a paz entre os reinos. Uma delas é tirar as colônias que a Nação do Fogo tem no Reino da Terra, através de um movimento chamado "Movimento de Restauração da Harmonia". Tal ideologia acaba por levar Aang a um curso de colisão com um de seus amigos mais próximos, Lorde Zuko, o novo Senhor do Fogo. Em determinado momento, até o leitor chega a se perguntar de que lado está.


 Em "The Promise" somos apresentados a personagens mais maduros. Agora, Aang e Katara estão se pegando oficialmente, Zuko já não dedica seu tempo a perseguir o Avatar e Toph (também conhecida como melhor dominadora de terra de todos os tempos) quer repassar a arte de dominação do metal, descoberta por ela mesma. Vale pontuar que seus alunos protagonizam alguns dos melhores momentos do arco, principalmente um com jeito de fã do Fresno que vive dizendo que odeia tudo e é chamado apenas de "The Dark One".

 As HQs são divididas basicamente entre a escola de dominação da Toph, a busca de Zuko para descobrir que tipo de Senhor do Fogo ele quer ser, e a luta de Aang e Katara para evitar uma outra guerra entre o Reino da Terra e a Nação do Fogo. Todos os núcleos são muito bem explorados pelo autor. O traço de Gurihiru (grupo de ilustradores responsáveis pela arte do quadrinho) é bem semelhante ao do desenho e não causa estranheza, muito pelo contrário, tem uma qualidade enorme.

 Depois de três volumes de muita reflexão, tanto do nosso mestre do ar quanto de Zuko, a história encontra seu desfecho. E que desfecho! Nas últimas páginas, reencontramos uma antiga personagem, deixando gancho para o próximo arco, "The Search".


Eu acabei as três HQs e ainda não entendi duas coisas: COMO isso ainda não foi traduzido e publicado no Brasil e COMO a Nickelodeon ainda não criou uma animação dessa história. Eles nos apresentaram um futuro longínquo em "A Lenda de Korra" e perderam a oportunidade de mostrar para o público (em animação) a evolução dos personagens até lá.

 Comprei as três graphic novels na Amazon pagando bem caro, devo admitir, mas, se você for desprendido e familiarizado com leitura online (como eu não sou), não terá dificuldades em encontrá-la disponível.  Como não foi lançado no Brasil, o arco é todo em inglês, mas a leitura é fácil e traz um vocabulário muito simples. "Ah, Kauan, mas eu não falo nada de inglês", o negócio é tão bom que eu acho que até vale à pena você ler com o Google Tradutor aberto, viu.


"Avatar: A Lenda de Aang" é o meu desenho animado preferido, se você ainda não viu... OQueVocêTáFazenuComASuaVida?! Corre, maratona lá na Netflix e depois confere as HQs. 

Comentários

  1. Eu assistia a série e adorava, e apesar de muitos dizerem que o filme nem se compara, eu gostei também.
    Não sou de ler HQ, mas essa parece ser bem interessante e inglês é bom pra treinar, né?
    Adorei a resenha!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  2. Oie! Meu Deus Amo AVATAR e saber que tem HQ dele é melhor ainda! *---* Seguindo aqui, segue no RT também por favor?
    BJss http://resenhasteen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ola
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito dessa hq. Faz tempo que nao leio uma, por isso fiquei muito curiosa diante de sua indicação. Eu acho o desenho bem bacana, por isso irei procurar mais informações.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que nunca li uma HQ e confesso que não tenho nenhum interesse por este universo. Este aqui acho que interessaria meu filho.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Caramba o traço dessa HQ é simplesmente maravilhoso! Estou apaixonada! Meu irmão é vidrado em Avatar e confesso que adquiri interesse por conta dele. Espero que logo seja traduzido, é um tesouro!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Eu assistia direto Avatar pela TV e pelo que vi a parte gráfica é idêntica. Quero ler para ontem!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá amore,
    Olha não sou muito fã de Avatar e menos ainda de HQ – raras exceções. No entanto sua resenha pareceu se tratar de uma história muito legal e as imagens são belíssimas.
    Vou mostrar pro meu marido, capaz dele curtir – ama HQ´s.
    Beijokas!!!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu não conhecia estes livros e fico contente que tenhas gostado assim tanto! :) Eu não costumo ler muitas HQs mas esta cativou-me!

    A historia, o traço (adorei os desenhos e as cores do que mostraste!), e claro compreendo já as tuas perguntas!! ahah :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Ola!
    Não leio muito HQ, mas aprecio quem lê inclusive meu irmão.
    Gostei de conhecer suas impressões sobre essas HQs e fiquei contente por saber que você ficou indignado com relação ao fato de não ter sido traduzido ainda.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Não vi muito da animação, mas meu marido é fanático por Avatar!

    Vi apenas o filme e confesso que achei tão chato que dormi! Sua empolgação com a graphic novel, no entando, é bem animadora... Talvez eu ainda dê uma chance de ser conquistada pela história!

    Abraços!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  11. Oieee, ahhh que coisa linda essa HQ ainda me lembro de minhas manhas assistindo tv globinho só para ver o anime! ainda não li a HQ mas espero poder remediar o mais rapido possivel..

    Bjs

    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu não sabia que tinha hq desse desenho!
    Assisti muito durante a minha infância. Apesar de não entender muito bem na época, eu gostava bastante.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Não terminei de assistir ao anime, mas gostava bastante e tenho baixado no meu computador. Só preciso assistir e não sabia que havia uma continuação na forma de HQ. Não tenho o hábito de ler nesse formato, mas fiquei bem intrigada principalmente pelo fato de você ter favoritado!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    (Risos)
    Me pergunto também o que estou fazendo da minha vida, porque nunca li uma HQ, embora tenha interesse por algumas, e também por nunca ter assistido Avatar. Mas a resposta é que, infelizmente, e realmente, não fazem o meu estilo. Não me interesso muito. Mas fico muito contente por você, que estreou 2017 de forma tão primorosa!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  15. Opa, eu amo Aang, e é uma pena essa HQ não virar uma extensão do desenho. Ainda não li, mas você conseguiu aguçar minha curiosidade e já vou buscar aqui para fazer a leitura. Que seu 2017 traga ainda melhores leituras.

    ResponderExcluir
  16. Nunca tinha ouvido falar nem do desenho, rs, mas preciso confessar que não fiquei com vontade de ver nem de ler. Quando quero ver um desenho prefiro me render à nostalgia e ver algo que eu assistia quando era criança, e simplesmente não consigo gostar muito de ler HQs. Mas fico feliz que você tenha gostado tanto, que essa tenha se tornado uma favorita da vida.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Eu conhecia o desenho, mas confesso que nunca tive a curiosidade em assistir. Achei a HQ bem divertida e uma leitura até que gostosa de ser feita, mas acredito que não faria nesse momento por não ser uma história que me chama tanto a atenção assim.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Eu não sou muito de ler HQs aí estava lendo e pensando que me parecia com algo ao final eu vejo isso. Eu assistia esse desenho!!!! Agora quero ver esse PC. Porque sao tão caros os HQs? Beijos

    ResponderExcluir
  19. oie, não leio hqs mas achei bem bacana saber da existência dele, pois só ouvia falar sobre o filme de avatar.

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Acredita que nunca li um HQ na vida? Dá até certa vergonha de dizer isso mas não é o tipo de leitura que desperte meu interesse.
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que amava a serie animada de Avatar e que sou apaixonada por HQs, embora não leia muitas, por isso fiquei animada logo de cara com a sua dica de leitura. Lendo sua resenha deu para ver que é uma boa leitura mesmo e gostei de saber que os personagens estão mais maduros e que Aang e Katara se pegam oficialmente kkkkk Enfim,vou tentar rever a série e depois adquirir as hqs.

    Beijos :*

    ResponderExcluir

Postar um comentário