15 maio 2016

Resenha de HQ: "Ms. Marvel: Nada Normal" e "Tamtul e Magano e a Ameaça de Rumbaba"



 Olha quem sumi de novo! A rotina não anda das mais fáceis, tenho curso de segunda à sábado e domingo eu acabo saindo e tentando ter a tal da "vida social". Mas enfim, como nem só de estudar pro ENEM viverá o homem, eu ando lendo algumas HQs muito boas, e hoje venho comentar um pouco sobre duas delas com vocês.






Escrita por G. Willow Wilson, "Ms. Marvel: Nada Normal" vem sendo aclamada mundialmente e chamando a atenção de diversos leitores, sim, fui um deles. A HQ conta a história de Kamala Khan: adolescente, muçulmana, geek e moradora de New Jersey. Kamala é educada com a rigorosidade que a sua cultura exige e não tem muitos amigos. Por muito tempo, ela desejou ter super poderes...Até que, na noite em que fugiu do castigo em que os pais a colocaram, os ganhou.

 A conquista do leitor começa pela protagonista, uma adolescente desajustada e sarcástica que escreve ficções de fã sobre heróis. Sua família, seus amigos e todos os outros personagens são muito bem construídos e, de alguma forma, se fazem indispensáveis na história.  


 Em "Ms. Marvel: Nada Normal", somos apresentados a uma outra cultura de modo fiel, visto que Willow é muçulmana e historiadora da cultura árabe. É, a tia entende do assunto. 

 É interessantíssima a forma como sentimos a confusão de Kamala quando esta adquire seus poderes, mas algumas das melhores partes se dão quando ela começa a aprender  como usá-los. 

 Sim, a HQ é tão boa quanto falam, e mais um pouco. Em suas páginas, vemos uma heroína completamente diferente da antiga Miss Marvel e de todas as outras. Sem a sexualização que encontramos na maioria das heroínas e vilãs, dessa vez, a Marvel apostou no traço e na boa história. 



 Agora, voltemos ao solo tupiniquim. Autor de um dos meus livros favoritos, ano passado, Affonso Solano anunciou que lançaria uma aventura de Tamtul e Magano ( protagonistas dos livros lidos pelo protagonista de "O Espadachim de Carvão") em HQ. Eis que vejo "Crônicas do Espadachim de Carvão: Tamtul e Magano e a Ameaça de Rumbaba" entre outros quadrinhos na Saraiva. 


 A HQ narra uma das peripécias desses gêmeos aventureiros que tanto entretiveram e inspiraram Adapak. Passada entre a Era Dingirï e a Era dos Mortais de Kurgala, mundo criado por Solano, "Tamtul e Magano e a Ameaça de Rumbaba" conta a história de um embate dos aventureiros com um poderoso vilão que deseja libertar seus mestres malignos. Um dos personagens da história é Puzur, o protagonista do segundo livro de "O Espadachim de Carvão". De certa forma, a HQ é um spin-off/continuação do livro. Vale dizer que ele é incrivelmente diferente do que eu havia imaginado durante a leitura do livro



 A história tem roteiro e desenho de L.G. Quelhas e Zé Carlos e, pra minha surpresa, não é um encadernado, mas uma revista de 32 páginas. Como toda história de herói, esta é repleta de frases de efeito, devo admitir que uma ou outra me incomodou um pouco, mas nada que estragasse a experiência. No geral, gostei bastante e aguardo ansioso pelo próximo volume. Esta leitura se faz necessária a todos os fãs de "O Espadachim de Carvão".

 Como diria o sábio Gaguinho, isso é tudo pessoal, espero que deem uma chance a pela menos uma das HQ's e depois me contem o que acharam.

14 comentários:

  1. Oie...
    Que vida corrida, heim? Espero que tudo se ajeite e você possa ter um tempinho pra bloggar novamente ;)
    Infelizmente sua resenha não funcionou pra mim, pois, eu realmente não curto HQ, mas, como sou bastante camarada vou salvar o post aqui e indicar para alguns amigos que curtem.
    Fico feliz que a leitura tenha sido agradável pra voce!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem???
    De vida corrida eu entendo kkkkkk trabalho e estudo e ainda arrumo tempo pra blogar kkkkk...
    Gostei da resenha, ultimamente estou ficando bem interessada em ler HQ e essa com certeza vai ser uma leitura que tentarei fazer ainda esse ano..kkk
    Beijus
    Camila Mazzetto
    http://bibliotecaempoeirada.com.br

    ResponderExcluir
  3. Estudar para o ENEM realmente exige bastante, achei a escolha de HQs uma boa saída para esse período. Eu não conhecia essa HQ que conta a história de Kamala Khan, teria que ler para saber qual a intencionalidade discursiva, mas aparentemente, parece interessante. Também nunca li nada do Affonso Solano, fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  4. Oie, fiquei com muita vontade de dar uma chance para a hq da menina muçulmana com super poderes. É bem diferente uma mulçumana ser retratada nos quadrinhos e isso super me chamou atenção, espero poder conferir. Já o outro não me animou.

    ResponderExcluir
  5. Oi!! Kauan,força sua recompensa será maravilhosa quando você visualizar sua classificação, acredite já passei por isso!!! Não sou fã de HQ, mas gostei muito da Mrs. Marvel. O roteiro e desenvolvimento da estória, uma cultura diferente e até mesmo não ter a sensualidade caraterística me cativou. Como disse HQ não me atrai, entretanto nunca tentei ler, mas ta aí uma que acho que tentaria pois como a mesma foi elaborada é muito diferente. Beijos e força.

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    vida corrida é complicado, mas nesse meio tempo, a gente sempre acha um tempinho para fazer o que sabemos de melhor: que é ler.
    Eu não sou muito fã desse tipo de leitura, mas gostei bastante da Mrs. Marvel. Vou prestar mais atenção de agora em diante.
    Parabéns pelas resenhas.
    Beijos,
    www.embarcandonaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ficar sem tempo e ter ma vida corridas a gente entende!
    Então não sou fã de HQ, na verdade eu nunca li uma! Pelo fato de nunca ter me interessado. No entanto li as suas resenha e achei a primeira bem diferente. Gostei do seu blog é minha primeira vez por aqui.
    Bjs

    Blog Rascunhos da Lyh

    ResponderExcluir
  8. Bem, a HQ da nova Miss Marvel, realmente é bem elogiada, acompanho algumas páginas e sites geek e todos falam muito bem da história e da protagonista, como não sou de ler HQs apesar de gostar do universo Marvel, dispensarei as dicas, mas mesmo assim, gostei de ver seu ponto de vista a respeito de ambas as HQs, se eu fosse escolher, leria sim a da Miss Marvel, a história dela é interessante e curiosa. Enfim, mesmo que sejam obras que infelizmente não lerei, por conta de não curtir HQ, gostei da resenha e de sua visão sobre as mesma.

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Meu primeiro contato com a HQ foi com a de TWD e eu amei esse contato e espero ler novas HQS.
    Me interessei por essa HQ de “MS. Marvel” e não conhecia a mesma, porém gostei da premissa dela e acredito que devo gostar.
    Eu tinha visto “O Espadachim de carvão” na AMAZON e estava com um preço bacana, que até fiquei com vontade de comprar.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  10. Oie!!! Qdo o assunto é HQ eu boio bonito, não li nenhum ainda, mas por pura falta de tempo...muitos livros para ler HQ não entra ainda na lista de meta de leitura. Gostei de ambos HQ's, na verdade gostei bastante de MS Marvel, não conhecia e acabei me interessando :)
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Nem imaginava a existencia dessa HQ de Ms. Marvel mas achei suuuper legal a caracterização da personagem. É bem diferente do que vemos normalmente, ofra que é uma cultura diferente. Achei bem legal. Não sou muito de ler HQ's mas daria uma chance pra essa :)

    ResponderExcluir
  12. Oiii!!

    Sei bem o que é essa rotina bagunçada, mas tenho certeza que o resultado final será gratificante!
    Eu não conhecia os HQs e confesso que mesmo adimirando todo o trabalho para a execução do exemplar não é bem meu estilo favorito.
    Gostei de conhecer os dois, mesmo não tendo muita vontade de ler.
    Que você consiga ter mais tempo :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Oi, adorei essa nova história de Ms. Marvel, não que eu conheça as outras mas o que me chamou atenção é que a personagem não é sexualizada como vc disse, outro ponto primordial para eu ter simpatizado com a HQ é que ela retrata uma cultura estranha a mim, fiquei curiosa.

    Quanto a HQ do Solano eu já havia ouvido falar, mas como não li nem o primeiro livro ainda preferi esperar antes de comprar, mas ainda assim gostei de ler seu ponto de vista sobre ela. OBS: odeio frases de efeito constantes em livros!

    ResponderExcluir
  14. Oie, Querido, a rotina insiste em nos atrapalhar a vida de blogueiro, né nom?
    Mas seguindo... Eu quero muito essa HQ da Ms Marvel, justamente por ser diferente do que vinham fazendo, bom, dizer que eu estou curiosa é pouco!
    Agora, não sabia que tinha uma HQ inspirada (?) em O Espadachim de Carvão! Fiquei surpresa e bem curiosa, mas duvido encontrar aqui onde eu moro, mas vou procurar.
    bjus
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir