Pular para o conteúdo principal

Resenha: Retratos Urbanos,de Vários Autores

Retratos Urbanos

No período entre a quinta e sexta série (hoje sexto e sétimo ano), quando eu comecei a ler livros maiores, frequentava muito a biblioteca do meu colégio quando tinha tempo, e ,sentada numa cadeira, sempre estava a mesma garota lendo o mesmo livro. O livro era "Retratos Urbanos", que eu finalmente li e vim resenhar para vocês.

 O livro traz várias crônicas de vários autores, todos brasileiros. E , com isso, acaba trazendo vários olhares de pessoas que vivem uma vida urbana. Nele, encontraremos coisas como reflexões saudosistas, a visão do marido sobre o período da TPM, a impaciência encontrada em qualquer motorista estacionado num engarrafamento...E tudo isso com uma boa pitada de humor e ironia, ingredientes indispensáveis para uma boa crônica.

 Se perguntado sobre qual a minha crônica favorita, eu não saberia dizer, mas a maioria é bem supimpa. Vale destacar uma em que o escritor fala sobre como era boa a época em que não existiam Jossicreides e Rubicreissons e outra chamada "Pianos Mudos" (dessa eu lembro o titulo,tá vendo!?), em que o autor fala desse instrumento que é de uma sonoridade tão característica e que vem sendo abandonado.


 Editado pela Andross e organizado pelo Edson Rossatto, o livro é bastante interessante e foi o meu primeiro livro de crônicas. Isso deu-lhe a missão de me fazer me interessar pelo estilo de leitura, e ela foi cumprida.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Betty Boop, a Verdadeira História

Apesar de não estar no ar em nenhuma animação no momento, Betty Boop é certamente uma das personagens de cartoon mais populares do mundo. Ela está por toda a parte, canetas, camisetas de times de futebol e até tatuagens de senhoras de meia idade. Mas qual a sua origem?

Inês, um retrato do Brasil

Em 2012, outro vídeo viralizava na internet. O que parecia ser só mais um meme passageiro trouxe a público uma personalidade pitoresca do país, que acabou por despertar simpatia em milhões de pessoas. Este alguém em questão é Inês Tânia Lima da Silva, mais conhecida pelo nome artístico de Inês Brasil, que, com um vídeo de inscrição para um popular reality show, viu nascer o sonho de uma carreira musical que a tirou da prostituição.

De Irmã de Kennedy a Ator de Hollywood: Vítimas Famosas da Lobotomia

Você tem depressão, alguma fobia ou questão psicológica? E se o seu médico receitasse a retirada de uma parte do seu cérebro como tratamento? Pode parecer bizarro, mas esta era uma prática comum no começo do século XX, chamada de Lobotomia. A intervenção cirúrgica desenvolvida pelo médico português António Egas Muniz perdeu popularidade por transformar os pacientes em verdadeiros vegetais quando não os levava à morte. À seguir, tratamos sobre algumas figuras conhecidas que foram vitimas do procedimento.