Pular para o conteúdo principal

Resenha: Retratos Urbanos,de Vários Autores

Retratos Urbanos

No período entre a quinta e sexta série (hoje sexto e sétimo ano), quando eu comecei a ler livros maiores, frequentava muito a biblioteca do meu colégio quando tinha tempo, e ,sentada numa cadeira, sempre estava a mesma garota lendo o mesmo livro. O livro era "Retratos Urbanos", que eu finalmente li e vim resenhar para vocês.

 O livro traz várias crônicas de vários autores, todos brasileiros. E , com isso, acaba trazendo vários olhares de pessoas que vivem uma vida urbana. Nele, encontraremos coisas como reflexões saudosistas, a visão do marido sobre o período da TPM, a impaciência encontrada em qualquer motorista estacionado num engarrafamento...E tudo isso com uma boa pitada de humor e ironia, ingredientes indispensáveis para uma boa crônica.

 Se perguntado sobre qual a minha crônica favorita, eu não saberia dizer, mas a maioria é bem supimpa. Vale destacar uma em que o escritor fala sobre como era boa a época em que não existiam Jossicreides e Rubicreissons e outra chamada "Pianos Mudos" (dessa eu lembro o titulo,tá vendo!?), em que o autor fala desse instrumento que é de uma sonoridade tão característica e que vem sendo abandonado.


 Editado pela Andross e organizado pelo Edson Rossatto, o livro é bastante interessante e foi o meu primeiro livro de crônicas. Isso deu-lhe a missão de me fazer me interessar pelo estilo de leitura, e ela foi cumprida.


Comentários