Pular para o conteúdo principal

O Caso Real da Bruxa Barbara dos Prazeres

 

 Se hoje os jornais sensacionalistas noticiam crimes que até Deus duvida, imagine séculos atrás, quando a justiça não era das melhores (não que seja uma maravilha hoje). Minutos atrás eu prosseguia na leitura de  "A Comissão Chapeleira", de Renata Ventura, e Barbara dos Prazeres foi citada. Curioso como sou, fui  buscar mais sobre esta senhora e agora trago para vocês.

 Portuguesa, Barbara se mudou com o marido para o Rio de Janeiro ainda bem jovem. Aqui no Brasil, se apaixonou por outro e assassinou o marido para poder viver seu romance. O que não imaginava é que o amante viria a explorá-la e torrar seus bens. Mas isso acabaria durante uma briga, quando Barbara o matou também.



 Pobre e assassina, a sobrou se prostituir no Arco do Telles. Lá, reinou suprema durante os próximos vinte anos de sua vida, até que os reflexos da idade foram ficando mais visíveis. E onde havia antes a mulher procurada pela nobreza e que usava "Barbara dos Prazeres" como nome de guerra, só sobrou uma velha decadente, que volta e meia encontrava quem lhe tirasse o que tinha. 

Consequentemente veio a falta de clientes. Agora, os homens riam de suas investidas e ela os cuspia e amaldiçoava. Chegou a levar até uma surra de dois escravos à mando de seu senhor por conta de suas maldições. Dizem até que a expressão "a bruxa tá solta" foi inspirada nela.

 Se queixando de dores insuportáveis, Barbara foi atrás duma casa de magia oculta para aliviar seu sofrimento e te trazer de volta sua beleza e, com isso, seus tempos áureos. Uma formula lhe foi ensinada e o ingrediente principal era sangue humano e quente, de preferência o infantil. Barbara passou a atrair crianças pobres com brinquedos e doces para estrangulá-las e realizar um ritual bizarro.



 Não se sabe quantas foram as crianças sacrificadas em nome de seu rejuvenescimento, nem se a tal poção funcionava. O que importa é que a mente perturbada da meretriz a fazia pensar que sim ,e em pouco tempo o terror se espalhou pelo RJ.

 Agora, que as crianças já não saiam mais sozinhas e que as famílias estavam apavoradas, as coisas se dificultaram para Barbara,que passou a ficar de tocaia na roda dos expostos da Santa Casa de misericórdia,que era uma especie de bandeja giratória onde as mães abandonavam suas crias. Um sino era tocado e a bandeja girava, lá as freiras pegavam as crianças e as encaminhavam para a adoção. Barbara usou esses bebês,até que prendeu o braço no instrumento e quase foi pega.

 Não se sabe como foi descoberta, mas Barbara dos Prazeres se tornou a mulher mais procurada da cidade, chegou até a ser presa, mas fugiu da cadeia sem deixar rastros. 


Ela viveu oficialmente até 1830, quando um cadáver desfigurado apareceu boiando no Largo do Paço e foi reconhecido por alguns como dela. Como não haviam exames que comprovassem, não se pode ter certeza. Há quem diga que em certo momento de sua loucura passou a beber sangue de cães e gatos. Há também quem diga que a bruxa está solta até hoje, eternamente jovem e bela.


Comentários

  1. O que se sabe da vida da "Barbara dos Prazeres" enquanto vivia em Portugal?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Betty Boop,a Verdadeira História

Apesar de não estar no ar em nenhuma animação no momento, Betty Boop é certamente uma das personagens de cartoon mais populares do mundo. Ela está por toda a parte, canetas, camisetas de times de futebol e até tatuagens de senhoras de meia idade. Mas qual a sua origem?

Inês, um retrato do Brasil

Em 2012, outro vídeo viralizava na internet. O que parecia ser só mais um meme passageiro trouxe a público uma personalidade pitoresca do país, que acabou por despertar simpatia em milhões de pessoas. Este alguém em questão é Inês Tânia Lima da Silva, mais conhecida pelo nome artístico de Inês Brasil, que, com um vídeo de inscrição para um popular reality show, viu nascer o sonho de uma carreira musical que a tirou da prostituição.

O Que Houve com Laurie Forman de "That's 70 Show"?

"That's 70 Show" é uma das sitcoms de maior sucesso já produzidas. A série era centrada num grupo de amigos do Wisconsin que, diante das poucas opções de entretenimento da época em que a história se passa, gastava seus dias reclamando da vida no porão de Eric, protagonista do seriado. A irmã mais velha dele, Laurie, foi crescendo na história até fazer parte da turma. Mas, na metade da série, a personagem sumiu abruptamente.