Pular para o conteúdo principal

Primeiras Impressões: Tudo o Que é Sólido Pode Derreter, o Livro

 

 E não é que eu curti essa coisa de falar sobre minhas primeiras impressões literárias? Gostei tanto que esta postagem está vindo logo após outra do mesmo estilo. O livro da vez é "Tudo o Que é Sólido Pode Derreter", e o autor é Rafael Gomes.

Como grande fã que sou da série "Tudo o Que é Sólido Pode Derreter", dá para imaginar como fiquei ao saber que a série da TV Cultura tinha uma adaptação literária. Nada mais natural que uma série que tanto inspirou adolescentes a lerem se tornasse um livro. Imediatamente, percebi que eu a necessitava em minha estante.

Tudo O Que É Sólido Pode Derreter A série estrelada por Mayara Constantino contava a história de Thereza, uma garota que tinha como maior característica o amor pela leitura. No primeiro ano do ensino médio e tendo que lidar com a maioria dos assuntos que qualquer outro adolescente lida, Thereza vai perceber que os clássicos da literatura brasileira podem ter muito mais à ver com seu dia-a-dia do que ela imaginava. Como sua consciência temos o tio Augusto, ator e muito sábio, sempre presente em suas lembranças. E é isso que vemos em "Tudo o Que é Sólido Pode Derreter - O Livro".

 Convidado pela Editora Leya para adaptar a série de 2009 para as livrarias, Rafael Gomes, um dos criadores da obra audiovisual, topou e o resultado está sendo muito bom.

 As 122 páginas que já li vêm sendo de muita nostalgia e bom entretenimento.  Para mim, que acompanhei a serie,,a principal diferença é que nos sentimos muito mais próximos da protagonista, já que toda história é narrada em primeira pessoa. Thereza não só convive com os personagens da literatura enquanto lê, mas também enquanto vive, deixando em dúvida o que é imaginação e o que é realidade. No livro, esta dúvida fica ainda maior, pela falta dos elementos visuais. E eu adorei.

Meu personagem favorito continua sendo o tio Augusto, mas ver o mundo através das anotações da Thereza tem me feito gostar ainda mais da personagem e me tem redespertado a vontade de ler mais clássicos, como aconteceu quando vi a série.

Enfim, uma segunda temporada me foi prometida, mas não foi entregue. Então me resta ler esse livro o mais lentamente possível. O problema é que tá fluindo muito bem...Enfim,


Comentários