Pular para o conteúdo principal

"James Potter", a continuação não autorizada de Harry Potter


 "Harry Potter" sendo uma das (talvez a) series infanto-juvenis mais do mundo,é muito natural que fãs orfãos escrevam fanfictions e coisas do tipo...Mas e quando esses fãs resolvem publicar o livro? Este rodeio todo é para falar de "James Potter",serie escrita por George Norman Lippert que se passa antes do epilogo do ultimo livro de Harry Potter e chegou a ser vendido.


 O primeiro livro,chamado de "James Potter e a Travessia dos Titãs",conta a história do filho de Harry,James (ou Tiago,aqui no Brasil) ,que  embarca no Expresso de Hogwarts a caminho de seu primeiro ano como estudante da famosa escola de magia. James está tímido e nervoso, profundamente preocupado a respeito do legado significativo da família Potter pelo qual sente-se pressionado a cumprir. A bordo do trem, faz duas novas amizades: Zane Walker e Ralf Deedle. Ambos são nascidos trouxa, e Zane é americano, filho de um produtor de filmes de Hollywood temporariamente vivendo na Grã-Bretanha. Assim que chegam a Hogwarts, James é selecionado para a Grifinória, Zane para a Corvinal e Ralph para a Sonserina.

 O livro virou um conhecido da midia em 2007,após o lançamento do site que fez vários fãs do Potter acharem ser uma jogada de marketing para o lançamento duma continuação oficial. Os pobres tiveram sua desilusão quando a tia J.K. Rowling declarou não estar envolvida no projeto.

 Tava tudo lindo,até Lippert receber um processo de J.K. por violação de direitos autorais. Mais tarde,falou-se sobre uma aprovação e que ele estava autorizado a escrever até o quarto volume. Há quem diga que o livro foi vendido em livrarias ao lado dos originais de Harry Potter,outros dizem que ele só vendeu versões físicas aos que solicitaram.


 "Tiago Potter" chegou ao Brasil com tradução de fãs e autorização do próprio autor. Este ainda escreveu uma especie de Spin-off sombrio tendo Petra Morganstern,uma das personagens do livro,como protagonista.



 A série continua sendo uma fanfiction,mas foi abraçado por vários fãs órfãos...Até filme amador eles já fizeram. Há quem diga que alguns personagens foram descaracterizados,afinal,não foi a J.K. quem escreveu,mas continuo curioso para ler. Hoje,os links para PDF são raramente encontrados em portugues,mas lerei na primeira oportunidade que tiver. Depois de ler "A Arma Escarlate",da Renata Ventura,percebi que não se deve julgar um livro sem lê-lo.

Comentários