Pular para o conteúdo principal

Como Passar Pela 'Ressaca Literária'?

 

 Ai você termina de ler um livro perfeito e muito intenso e de repente nada serve pra você,nada é tão bom quanto a leitura anterior. Este mal sofrido por muitos leitores pode também se manifestar de modo diferente. Você pode ter saído duma péssima leitura e não estar a fim de ler nada,pode até não conseguir ler nada por nenhum motivo aparente. Em todas essas situações você está no meio de uma ressaca literária.


 Primeiro você desafia o universo,achando que a ressaca é uma lenda,mas quando você menos espera...BANG! Esta tragédia já me aconteceu por duas vezes. A primeira foi logo depois que li "A Arma Escarlate",da Renata Ventura. O livro se tornou um dos meus prediletos e todos que eu viria a ler não estariam à altura. Passei um tempo pegando livros sem conseguir me concentrar e sem sentir a leitura fluindo,até pegar "Rangers - A Ordem dos Arqueiros". A leitura não foi grande coisa,julgaria até bem desnecessária,mas vieram melhores e assim me livrei deste problema.


 Tendo a certeza de que a obra de Renata Ventura seria o meu favorito de 2015,fui seguindo a minha vida...até decidir que eu PRECISAVA ler "Mentirosos",da E. Lockhart. A leitura foi incrível e só não saiu em disparada para o mais forte concorrente de melhor do ano porque fui lê-lo numa época em que ainda o elogiavam muito. Isso me fez ir com expectativas demais. Mesmo assim,o livro era incrível e disputa o lugar de melhor leitura do ano com A Arma Escarlate". Ter gostado tanto do livro me fez embarcar numa outra ressaca,a qual me encontrava até poucos dias atrás. Desta vez,o livro salvador foi "Branca dos Mortos e os Sete Zumbis",sim,um livro de versões de horror dos contos clássicos.

 Se você é um leitor compulsivo como eu e está desesperado como eu estive,tem algumas dicas que gostaria de te dar.

. Leia um livro leve: Livros de comédia são muito bem aceitos. Estes livros não costumam ter uma mensagem para se captar e visa unicamente o entretenimento,podem ser uma arma contra a ressaca literária. "Minha Mãe é Uma Peça" e "O Código Bro" são boas opções do estilo.

. Leia um livro que você queria ler há muito tempo: Caso suas metas de leitura não estejam fluindo,não adianta insistir,leitura não é pra ser uma obrigação e,sabendo que se está no meio duma ressaca,você poderá aproveitar este livro muito mais futuramente. Li "Rangers" no finzinho duma e não tenho boas lembranças do livro (tá,ele era meio sem graça mesmo). Enfim,mesmo que contradiga a dica anterior,"Branca dos Mortos" foi uma boa opção pra mim,além de gostar do gênero,eu já o procurava pelas livrarias da vida há muito tempo.

. Relaxe,compre Ruffles,assista Netflix e espere passar: Às vezes,tudo que se precisa é um tempo de leituras,pra poder voltar mais tarde e aproveitá-las ao máximo.

 Espero que supere a sua e que as minhas não voltem a aparecer.


Comentários