Pular para o conteúdo principal

Laika, a Cadela Que Chegou ao Espaço Antes do Homem



Depois do sucesso com o lançamento do Sputinik 1, o líder da União Soviética solicitou um novo lançamento dum satélite artificial para o aniversário da Revolução Russa. O satélite estava em construção,mas não ficaria pronto para a data,sendo descartado e vindo a se tornar o Sputinik 3.

 Agora tinham a missão de construir um modelo mais simples em quatro semanas,só que com um detalhe: Este levaria um animal vivo em seu interior,é aí que Laika entrou em cena.


 Laika, Albina e Mushka foram treinadas e testadas pelo cientista Oleg Gazenko para a missão. Era necessária uma cadela que tivesse facilidade de adaptação a lugares pequenos e Laika foi a escolhida, Albina era sua principal substituta. Laika era uma cadela que vivia pelas ruas de Moscou, quando, aos três anos, foi capturada para o programa espacial.

Havia comida o suficiente para o voo de sete dias, espaço limitado, bolsa para armazenar dejetos e controle de pressão arterial e batimentos cardíacos. Três dias antes, Laika foi posta no Sputinik 2, afim de ajudar na conservação térmica. O lançamento aconteceria  em 3 de novembro de 1957. Seus sinais vitais eram monitorados e tudo estava bem, a não ser por sua frequência cardíaca que havia aumentado muito. Ao alcançar a órbita, a ponta cônica do Sputnik 2 desprendeu-se com sucesso,mas o mesmo não aconteceu com o "Blok A", que, não se desprendendo, impediu o controle térmico.

 O pulso de Laika veio a descer e foi descoberto que a cadela tinha entrado em estresse, mesmo assim, os dados diziam que ela estava comendo. Sete horas depois, a recepção dos dados vitais pararam. Mas qual foi a informação que Moscou passou para o resto do mundo? Que Laika tinha comportamento calmo e que desceria na terra de paraquedas em breve. E um cão realmente pousou em  Santiago do Chile, mais tarde, descobriram que era macho e que não passava duma brincadeira.


 


 Mais tarde,f oi descoberto que nunca se esperou que Laika retornasse e que a nave não tinha condições de trazê-la. Após o décimo dia de orbita, a dariam comida envenenada, mas não deu tempo. Sua experiência durou apenas sete horas. 163 dias depois, a nave se chocaria com a atmosfera e explodiria junto com os restos da cadela. Mas para alguma coisa serviu, a morte de Laika levou o mundo a um debate sobre a exploração dos animais em experimentos e experi~encias como essa. Não que muitos outros casos não tivessem ocorrido antes, mas esta foi a primeira vez em que um animal foi mandado sem esperança de retorno.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Betty Boop,a Verdadeira História

Apesar de não estar no ar em nenhuma animação no momento, Betty Boop é certamente uma das personagens de cartoon mais populares do mundo. Ela está por toda a parte, canetas, camisetas de times de futebol e até tatuagens de senhoras de meia idade. Mas qual a sua origem?

O Que Houve com Laurie Forman de "That's 70 Show"?

"That's 70 Show" é uma das sitcoms de maior sucesso já produzidas. A série era centrada num grupo de amigos do Wisconsin que, diante das poucas opções de entretenimento da época em que a história se passa, gastava seus dias reclamando da vida no porão de Eric, protagonista do seriado. A irmã mais velha dele, Laurie, foi crescendo na história até fazer parte da turma. Mas, na metade da série, a personagem sumiu abruptamente. 

Inês, um retrato do Brasil

Em 2012, outro vídeo viralizava na internet. O que parecia ser só mais um meme passageiro trouxe a público uma personalidade pitoresca do país, que acabou por despertar simpatia em milhões de pessoas. Este alguém em questão é Inês Tânia Lima da Silva, mais conhecida pelo nome artístico de Inês Brasil, que, com um vídeo de inscrição para um popular reality show, viu nascer o sonho de uma carreira musical que a tirou da prostituição.