Pular para o conteúdo principal

"Sherlock" e "Elementary",Adaptações Modernas e Incríveis de Sherlock Holmes



 Já adaptado para cinema, e até usado como protagonista de livros de outros atores (como é o caso de "O Xangô de Baker Street", de Jô Soares), o detetive Sherlock Holmes nunca deixou de ser popular (O autor até tentou se livrar do personagem, matando-o, mas Arthur Conan Doyle acabou sedendo a pressão dos fãs.). Adaptação para a televisão não faltou, mas duas vêm sendo sucesso de crítica e público nos últimos tempos, e é sobre elas que venho falar hoje.


  Desde que assinei Netflix a minha vida mudou. Num desses dias de busca por coisas pra assistir, encontrei "Sherlock" e me lembrei de que a Beth, do "Elizabeth And The Apples", tinha citado que era sua série favorita, eu tinha que ver.

 Quando um cidadão britânico precisa de ajuda, ele chama a policia, mas e quando a policia precisa de ajuda? Neste momento aparece Sherlock Holmes, interpretado por Benedict Cumberbatch (que tem uma cara de psico mesmo) , que agora vive na Londres do século XXI. Tendo como senhoria a divertida Sra. Hudson(devedora de favores ao nosso protagonista), Sherlock precisa de alguém para dividir o aluguel e é aí que a famosa dupla Holmes e Watson viria a se formar. Dr. John Watson , interpretado pelo Hobbit Martin Freeman, se fere enquanto serve ao exercito britânico e acaba obrigado a voltar a Londres. Aí começa o desafio de conviver com um detetive consultor extremamente excêntrico, que, de começo, mostra nem sentimentos ter. Com um olhar médico para ajudar, Sherlock resolve casos complicados e ainda precisa derrotar o maior vilão que já conheceu, Jim Moriarty.

 Os criadores da série criticaram a lentidão e a reverência da maioria das adaptações mais recentes da obra de Conan Doyle e fizeram exatamente ao contrário. A primeira temporada, por exemplo , teve três episódios de 90 minutos, e as duas segundas também. 

 Como já sabia boa parte do que viria a acontecer, a curiosidade de ver como eles adaptariam aquilo não me permitiu sair do sofá antes de acabar...e NOSSA! Que brilhante.



 Órfão de "Sherlock", saí em minha busca vidistica e encontrei "Elementary" ("Elementaríssimo em português, mas me nego a falar esse titulo triste). Nessas adaptações contemporâneas, há mudanças nos personagens, mas em Elementary há uma bem brusca, o Dr. Watson é uma garota...Não que isso atrapalhe a história, na verdade, é até bem interessante, mas foi uma surpresa.

 O Sherlock interpretado por Jonny Lee Miller é um ex-detetive consultor que luta contra as drogas, e acaba tendo Dra. Watson imposta pelo pai para ser uma especie "babá de drogado". Joan Watson perdeu a licença de cirurgiã depois da morte dum paciente por erro seu, esta descoberta Sherlock faz só de olhá-la. O cenário dos crimes agora é Nova York e a adaptação é perceptivelmente infiel à obra de Arthur Conan Doyle,mas é boa e recebeu boa avaliação da critica e do público.

 Não posso falar muito mais sobre "Elementary", já que esta ainda não acabei, mas, até agora, está muito interessante ver como Robert Doherty desenvolve a história dos personagens. 

 Não sei se ficou claro que "Sherlock" é a minha adaptação preferida entre as duas, mas ambas estão recomendadíssimas. De primeira, fiquei com um pé atrás com essa coisa de adaptação moderna, mas as duas me surpreenderam e tenho certeza de que vão te surpreender também.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Betty Boop, a Verdadeira História

Apesar de não estar no ar em nenhuma animação no momento, Betty Boop é certamente uma das personagens de cartoon mais populares do mundo. Ela está por toda a parte, canetas, camisetas de times de futebol e até tatuagens de senhoras de meia idade. Mas qual a sua origem?

Inês, um retrato do Brasil

Em 2012, outro vídeo viralizava na internet. O que parecia ser só mais um meme passageiro trouxe a público uma personalidade pitoresca do país, que acabou por despertar simpatia em milhões de pessoas. Este alguém em questão é Inês Tânia Lima da Silva, mais conhecida pelo nome artístico de Inês Brasil, que, com um vídeo de inscrição para um popular reality show, viu nascer o sonho de uma carreira musical que a tirou da prostituição.

Entrevista exclusiva bombástica com Dj Juninho portugal da Banda Djavú!

Hoje trago pra vocês mais uma entrevista exclusiva, desta vez com um dos maiores fenômenos do Tecnomelody! Acompanhe minha conversa com DJ JUNINHO PORTUGAL! Que hoje explica várias polêmicas sobre a separação da banda Djavú, além de seu momento atual na carreira.