Pular para o conteúdo principal

A Curiosa História dos Cães: De Filhos das Trevas a Milagreiros


 Estava eu numa daquelas tardes de desocupação, quando fui buscar alguma coisa curiosa sobre os cachorros. Não achei que fosse encontrar muita coisa, mas encontrei e trouxe nesse post que pode mudar a sua vida, ou pode ser a perda de uns minutos da sua vida.

Surgidos provavelmente do cruzamento de lobos e chacais, os cães vêm tendo uma relação próxima com os humanos, desde os tempos pré-históricos, quando ajudavam as tribos em troca de abrigo e alimento.

No antigo Egito, eram adorados na 
forma do Deus (com cara de cachorro) Anúbis e considerados conhecedores da vida e da morte. A crendice se deu pelo hábito dos cães de se alimentarem de cadáveres.

 A coisa ficava ainda mais criativa em Roma, onde os animais eram postos em templos e considerados curandeiros. Não, a cura não era feita quando um dos cães colocava a mão na cabeça de alguém e dizia "Saí, satanás!",mas quando lambia as feridas do enfermo.

 Por ter facilidade em se adaptar, depois de combater junto a Alexandre, o Grande, os cães foram se espalhando pelo mundo e servindo de sacrifício a deuses. Além de se matarem em coliseus, ainda eram mantidos sem comida na Bretanha, a fim de matarem escravos em grandes espetáculos. Após reconhecerem que aquelas raças estavam muito violentas, quase as extinguiram.


 A época de grande prestígio acabaria com a chegada da Idade Média. Com a Peste Negra a todo vapor, os cadáveres eram comidos pelos cachorros e isso levou à Igreja Católica a considerá-los criaturas das trevas relacionadas com a morte...Pois é, tinha uma galera sem louça pra lavar em casa.

Assim como os gatos, cães foram considerados animais de bruxas, lobisomens e vampiros. A situação ia ainda mais longe: Caso um acusado de bruxaria fosse visitado por um cão, gato ou pássaro, este seria considerado culpado no mesmo momento. Eu sei...parece impossível, mas tem doido pra tudo.

 Do fim da Idade Média ao Renascimento, esses animais já podiam ser vistos na companhia de crianças e sendo utilizados como companhia em caçadas. Não demorou para que os cães caíssem no gosto dos nobres e que algumas raças fossem símbolos de riqueza. Também tiveram um papel importante na conquista dos polos, puxando trenós. No século XIX, voltavam a ser utilizados como rastreadores e treinados para guerras.


Algo curioso é que o único lugar onde os cães são chamados de cachorros é o Brasil. Isso se deu na antiguidade, por conta da associação de "cão" a "demônio". Enfim, mesmo que tenham estado junto do homem desde os primórdios, os cachorros só se tornaram mascotes como são hoje à partir do inicio do século passado.

Comentários