Pular para o conteúdo principal

Star Trek: O Primeiro Beijo Inter-racial da TV Americana

Apenas um Trekker: A homofobia retratada em Star Trek


 Meu vício mais recente é a série "Star Trek". Há muitos que confundem Star Trek com Star Wars. Que tal atirar nessa galera com um Phaser e depois com um sabre de luz, pra ver se eles sentem a diferença? Enfim, meus personagens preferidos na série são Spock e Uhura. A segunda protagonizou o primeiro beijo entre duas raças diferentes na TV americana.

Em novembro de 1968, a série já estava prestes a ser cancelada em sua terceira temporada. O episódio era o décimo e a tripulação da Enterprise encontra humanos que desenvolveram fortes poderes psíquicos e viviam numa sociedade com os mesmos moldes da Grécia Antiga. Os tripulantes recebem um pedido de socorro e acabam sob custódia.


 Por conta destes poderes, os habitantes daquele planeta podiam controlar qualquer um, divertindo-se. As marionetes da vez eram dois casais. Um deles era o capitão Kirk e a tenente Uhara. Nichelle Nichols era uma mulher negra, e já entraria para a história por interpretar um personagem destaque, e não uma doméstica como era mais comum na época, principalmente para a população do sul. O beijo involuntário foi meio que uma desculpa para desmentir qualquer tipo de romance entre os dois, a fim de não atingir telespectadores preconceituosos.

 A NBC mostrava preocupação desde que Harry Belafonte teve o braço tocado por Petula Clark numa sequência musical. Este tinha sido o primeiro contato televisionado entre homem e mulher de raças diferentes (eu sei, é bizarro). 


Houve pressão para que a sequência fosse mudada. Foi sugerido que Spock beijasse Uhara, já que parecia mais aceitável que uma mulher negra beijasse um E.T., mas o criador da série discordou. Chegaram a uma solução: Gravar a sequência com e sem o beijo. Mas os atores erraram a cena até obrigar que a única sequência fosse a com o beijo.

 Tentaram cortar a cena e o episodio parecia ter sido estragado, até que decidiram: "Para o inferno com o pessoal do Sul. Vamos com o beijo mesmo". A recepção foi boa, ambos atores recebiam cartas perguntando sobre como foi o beijo e coisa que gente sem o que fazer curiosa pergunta. Houve apenas uma carta negativa de um sulista branco.


 A cena foi curta, mas muito significativa. A personagem em si foi. A grande Whoopi Goldberg explodiu de felicidade por ver uma mulher negra com um papel destaque na TV. Esta viria a participar duma nova série da franquia.



Comentários