16 agosto 2014

Conheça a Maior WebComics do Mundo,Que é Brasileira

 Fiquei sem postar de novo! Mas não me culpem,me recuso a repetir quadros com tanta frequência e me recuso a postar resumo de novela pra enxertar o blog (esse tempo passou...grazadeus),por isso só voltei agora. Enfim,vim falar de algo que venho pesquisando ultimamente,produções nacionais. A produção em questão é a vezes considerada maior WebComics do mundo,falo dos Combo Rangers.

 Em 1999 surgia uma serie em quadrinhos em estilo mangá criada por Fábio Yabu,mesmo criador da Revista da Eliana e Princesas do Mar, na web. A série era uma especie de parodia clara da franquia dos super sentais e se chamava "Combo Rangers".


 A história consistia em cinco adolescentes moradores de Cidade City (por acaso,City quer dizer cidade em inglês) que são convocados por um super herói aposentado para defender o planeta de ameaças alienígenas e todas as outras bizarrices que o Yabu imaginar. De começo a idéia era ser uma paródia cômica,mas com o tempo os heróis ganharam histórias mais sérias,mas sem deixar o humor de lado,claro. Rolou até versão em desenho animado em flash pro site UOL e você confere logo abaixo:



 Não zoa,vai gente! Até o proprio Yabu chama de "desenho desanimado",mas para a época e pruma pessoa que estava começando num mercado tão complicado neste país,era show.

 Não demorou para que o sucesso da internet para poucos migrar para o mundo dos quadrinhos. Isto ocorreu pelas mãos da Editora JBC,sucesso no mundo dos mangás, que faz parte da época mais séria dos heróis. A serie em quadrinhos infelizmente teve o mesmo destino de outras brasileiras,o cancelamento precoce. As edições seguintes vieram através da Panini,mas foram poucas as vezes em que as histórias se completaram. O que sempre causou muita revolta entre os verdadeiros fãs.

Mas não foram só as publicações impressas que tiveram pausas revoltantes,mas as do site oficial onde os heróis inciaram também. O site ficou fora do ar em alguns momentos,algumas vezes porque o autor estava se dedicando a outras obras,noutras por motivos desconhecidos. No ano passado,após uma arrecadação entre os fãs,uma história de sento e vinte páginas foi lançada na bienal do Rio. Esta seria a maior aventura dos heróis,que até então protagonizavam histórias curtas. O design era completamente novo e agradou...pelo menos a mim.

 O paragrafo anterior me fez lembrar de algo que se precisa falar quando se fala de Combo Rangers,é a evolução da ilustração dos personagens. Confira a primeira dos herois:



 Esta fase é chamada como "Fase das Bolinhas" entre os fãs,porque é o que os personagens parecem. Aí chegou a segunda temporada "Combo Rangers Zero",quando os herois continuavam "bolinhas" só que com um zero na barriga,mas ai veio a terceira e salvadora temporada e com ela os capacetes foram trocados por óculos,o que deu um toque próprio aos heróis.

 Acredito que se o lançamento dos personagens acontecesse hoje o autor seria duramente criticado,afinal criticamos o que é nosso,mas na época estávamos dispostos a aceitar e conhecer o novo. Por mais que não fosse a idéia mais original que se podia ter,acho bem valido. Tenho uns dois volumes aqui e acho que o Yabu tem que voltar a criar heróis.

 

 Espero que tenham curtido o post,fiquem com Deus e ... Ah! Clique AQUI e conheça o site oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário