Pular para o conteúdo principal

Conheça a Compositora do "Parabéns Pra Você"


 No meio de uma de minhas pesquisas, encontrei uma lista de figuras históricas e pensei: "Droga! Como eu não tinha pensado nela antes!". Qual a música que cantamos desde sempre e nunca sai das mais executadas? O "Parabéns  Pra Você". Mas quem fez essa musica?

 Acho que ninguém nunca parou para pensar, é tão cantada que parece uma musica de domínio público. No inicio dos anos quarenta, a musica cantada nos aniversários ainda era "Happy Birthday To You". Esta foi criada à partir duma musica de Mildred Jane e Patty Smith Hill , professoras do jardim de infância, que queriam animar as manhãs de seus alunos. Até que um compositor chamado Almirante se revoltou por uma musica em inglês ter que ser cantada nos aniversários por todo o Brasil e idealizou um concurso na Rádio Tupi. Esta elegeria a melhor versão em lingua portuguesa criada da musica.

 Entre cinco mil escritos surge Berta Celeste, que até então usava o pseudônimo de Léa Guimarães, uma poetisa/farmacêutica/professora de quarenta anos. O julgamento ficou por conta dos membros da Academia Brasileira de Letras, cujos maiores critérios foram a não repetição da mesma frase (coisa que acontecia muito no caso de todos os outros concorrentes) e pela beleza da canção.

 O titulo original era "Parabéns a Você" e a letra esta: "Parabéns a você, nesta data querida, muita felicidade, muitos anos de vida".


 Erros causaram-lhe irritação até o fim de sua vida. Era comum que cantassem "Parabéns pra você/Nessa data querida/ Muitas felicidades/Muitos anos de vida". Era mais comum ainda que ela corrigisse (festas de aniversário ocorrem à todo momento, imagina se ela fosse se irritar por cada erro). Sobre as frases que deviam ser no singular e são normalmente executadas no plural, ela dizia que "A felicidade é uma só."

Mesmo obtendo os direitos autorais da musica mais executada em todo país até os dias de hoje,Berta nunca recebeu o pagamento devido. 

 Por muito tempo, o compositor Jorge de Mello Gambier foi considerado um coautor, que complementou trinta anos depois com "A você muito amor/E saúde também/ Muita sorte e Amigos/Parabéns, Parabéns", este trecho se juntou à musica oficial, mas acabou por se perder.

 A família de Bertha entrou com uma ação na justiça em 2009 e conseguiu esclarecer tudo. Jorge quis gravar um disco infantil na época e complementou porque a música era curta demais. Isso enquanto os descendentes das criadoras da musica original em inglês recebem dois milhões de dólares anuais.

Comentários