Pular para o conteúdo principal

Conheça e Jogue o "Jogo do Contente",Criado Por Pollyanna

cena do filme "Pollyanna" de 1920

 Em meio a minhas pesquisas sobre a história da televisão, achei algo sobre a personagem Pollyanna e como sua história originou a primeira novela infantil da TV. Os livros "Pollyanna" e "Pollyanna Moça", são livros de Eleanor H. Porter e apesar de classificados infantis, indica-se uma dose de Pollyanna para qualquer um.

Me interessei pelos livros, porque eram traduzidos por Monteiro Lobato e foram adaptados à TV por Tatiana Belinky. Os livros são sobre uma menina de origem pobre, que passa por uma serie de desgraças em sua vida, mas que conquista e dribla até o mais difícil obstáculo.

 Como tanta superação? Com a ajuda do "Jogo do Contente". Tudo começou quando Pollyanna esperava uma boneca, mas acabou ganhando muletas de aniversário. O pai da menina disse que ela deveria ficar contente por não precisar usá-las,e que deveria brincar e agradecer o que havia ganhado.

 Desde então, Pollyanna passou a jogar constantemente e ensinar a todos o "Jogo do Contente". Ele consiste em encontrar o lado bom de todas as situações, quanto mais triste for a situação, mais difícil e interessante é o jogo. Exemplo: Se está longe de alguém que ama, você pode ficar contente com o passar dos dias, já que o reencontro está mais próximo.

 Na TV Tupi, Pollyanna foi vivida por Verinha Darci, a grande estrela mirim do Brasil. Verinha morreu cedo, aos trinta e quatro anos. Infelizmente não há registros mais que a foto ao lado, já que tudo era feito ao vivo. 

 Houve uma versão muda em 1920, onde Pollyanna foi vivida por Mary Pickford (vale lembrar que a personagem tem onze anos, mas a atriz tinha vinte e oito), não se pode esquecer da versão Disney, com Hayley Mills.


 Tem um amigo depressivo e desacreditado na vida? Que tal presenteá-lo com um livro destes? E você? Que tal começar a jogar o "Jogo do Contente"? O jogo tem sido constantemente utilizados para tratamentos de doenças como depressão. Tiveram vários outros livros depois, só que estes não escritos pela propria Eleanor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Betty Boop, a Verdadeira História

Apesar de não estar no ar em nenhuma animação no momento, Betty Boop é certamente uma das personagens de cartoon mais populares do mundo. Ela está por toda a parte, canetas, camisetas de times de futebol e até tatuagens de senhoras de meia idade. Mas qual a sua origem?

Inês, um retrato do Brasil

Em 2012, outro vídeo viralizava na internet. O que parecia ser só mais um meme passageiro trouxe a público uma personalidade pitoresca do país, que acabou por despertar simpatia em milhões de pessoas. Este alguém em questão é Inês Tânia Lima da Silva, mais conhecida pelo nome artístico de Inês Brasil, que, com um vídeo de inscrição para um popular reality show, viu nascer o sonho de uma carreira musical que a tirou da prostituição.

De Irmã de Kennedy a Ator de Hollywood: Vítimas Famosas da Lobotomia

Você tem depressão, alguma fobia ou questão psicológica? E se o seu médico receitasse a retirada de uma parte do seu cérebro como tratamento? Pode parecer bizarro, mas esta era uma prática comum no começo do século XX, chamada de Lobotomia. A intervenção cirúrgica desenvolvida pelo médico português António Egas Muniz perdeu popularidade por transformar os pacientes em verdadeiros vegetais quando não os levava à morte. À seguir, tratamos sobre algumas figuras conhecidas que foram vitimas do procedimento.