Pular para o conteúdo principal

Conheça e Jogue o "Jogo do Contente",Criado Por Pollyanna

cena do filme "Pollyanna" de 1920

 Em meio a minhas pesquisas sobre a história da televisão, achei algo sobre a personagem Pollyanna e como sua história originou a primeira novela infantil da TV. Os livros "Pollyanna" e "Pollyanna Moça", são livros de Eleanor H. Porter e apesar de classificados infantis, indica-se uma dose de Pollyanna para qualquer um.

Me interessei pelos livros, porque eram traduzidos por Monteiro Lobato e foram adaptados à TV por Tatiana Belinky. Os livros são sobre uma menina de origem pobre, que passa por uma serie de desgraças em sua vida, mas que conquista e dribla até o mais difícil obstáculo.

 Como tanta superação? Com a ajuda do "Jogo do Contente". Tudo começou quando Pollyanna esperava uma boneca, mas acabou ganhando muletas de aniversário. O pai da menina disse que ela deveria ficar contente por não precisar usá-las,e que deveria brincar e agradecer o que havia ganhado.

 Desde então, Pollyanna passou a jogar constantemente e ensinar a todos o "Jogo do Contente". Ele consiste em encontrar o lado bom de todas as situações, quanto mais triste for a situação, mais difícil e interessante é o jogo. Exemplo: Se está longe de alguém que ama, você pode ficar contente com o passar dos dias, já que o reencontro está mais próximo.

 Na TV Tupi, Pollyanna foi vivida por Verinha Darci, a grande estrela mirim do Brasil. Verinha morreu cedo, aos trinta e quatro anos. Infelizmente não há registros mais que a foto ao lado, já que tudo era feito ao vivo. 

 Houve uma versão muda em 1920, onde Pollyanna foi vivida por Mary Pickford (vale lembrar que a personagem tem onze anos, mas a atriz tinha vinte e oito), não se pode esquecer da versão Disney, com Hayley Mills.


 Tem um amigo depressivo e desacreditado na vida? Que tal presenteá-lo com um livro destes? E você? Que tal começar a jogar o "Jogo do Contente"? O jogo tem sido constantemente utilizados para tratamentos de doenças como depressão. Tiveram vários outros livros depois, só que estes não escritos pela propria Eleanor.

Comentários