08 março 2014

Conheça História do Miss Brasil e a Primeira Miss Brasil Oficial,Martha Rocha!

Martha e Miriam

  Desde a idade média tem-se registros históricos da existencia de concursos de beleza não consecutivos,nem oficiais, muito similares ao Miss Brasil,mas os registros de concursos em moldes mais similares surgiram ainda no começo do século passado.
 Tudo começou em 1900 com uma garota francesa naturalizada brasileira. Tinha uma linda voz,cantou para pessoas importansissimas e foi uma das cantoras liricas mais importantes da sua época. Ela era Violeta (Bebê) Lima Castro,que também foi uma ótima pintura e encerrou sua carreira de cantora em 1957.

                                                                                         








 Em 1912 Noêmia Nabuco de Castro era eleita a nova Miss Brasil,esta talvez tenha sido a menos conhecida,faleceu em 1919. Logo chegou Zezé Leone,em 1922. Esta foi diferente da anterior,foi uma das misses mais populares (teve seu nome em receitas culinarias,musicas,locomotiva além de ter o busto esculpuido em praça publica) e várias meninas passavam dias com revistas na mão,comparando suas medidas às dela.

 Depois veio Olga Bergamin de Sá,que não foi selecionada para o "Desfile Internacional da Beleza"  (a vencedora ganhava o titulo de Miss Universo,é meio que o antecessor) e calsou revolta aos brasileiros que no ano seguinte fizeram um proprio com outros 25 países. Sua Miss Brasil era Yolanda Pereira,que venceu o Miss Universo em questão (Yolanda faleceu em 2001,aos 90 anos).
Zezé Leone
Noêmia Nabuco
Olga Bergamin





Yolanda Pereira



  Como os concursos não eram consecutivos e não houveram registros históricos oficiais,o Miss Brasil começou mesmo em 1954. A primeira Miss Brasil oficial foi Martha Rocha,e talvez a mais notavel. Ela já era a Miss Universo segundo pesquisas,mas acabou ficando com o segundo lugar,o primeiro foi da americana Miriam Stevenson. Como elas estavam empatadas,houve um concurso de maiô e Miriam foi a vencedora por "se adequar melhor ao padrão de miss da época" (mesmo que todos soubessem que a mais bela era Martha)  há a lenda de que ela perdeu por duas polegadas a mais de quadril que a concorrente,a versão foi apontada como "consolo ao ego brasileiro" e em sua auto biografia,Martha revelou que nem ela propria sabia se a tal lenda era real. A Brasileira hoje tem 77 anos e Miriam 80.





 Abaixo você confere videos do desfile de 1954:



 E imagens raras de seu retorno à Salvador:




Mário Sérgio Costa/Divulgação O segundo lugar a levou à fama e até década de noventa podiam ver Martha como jurada de concursos de beleza,Miriam não fez diferente,mas também investiu na carreira de apresentadora. Ainda chegou a gravar dois discos com a grande Emilinha Borba,virou garota propaganda em Hoolywood e se tornou um simbolo nacional da beleza. Hoje senhora,e ainda linda,vive em volta redonda longe da agitação.










 Oficialmente o Brasil só teria uma Miss Universo em 1963,ela era Ieda Maria Vargas. Após três segundos lugares na década passada. Ieda chegou a ser convidada a estrelar o filme "A Pantera Cor-de-Rosa" e fazer carreira nos cinemas ,mas recusou,pois só queria voltar para Porto Alegre,casar e ter filhos. Na época tudo que ela falava de inglês era "Thank You",o que acabou causando situações constrangedoras. Ieda chegou a ser acusada de furto dum cinto,tudo por conta da barreira das linguas.









Abaixo você confere um video de Leda no concurso em que foi coroada:



 A proxima Miss Universo brasileira seria a baiana Martha Vasconcellos em 1968 . Os mesmos que disseram sentir muita falta de Ieda,disseram que Martha era só uma garotinha mimada e que o dia mais feliz do ano seria quando ela passou a coroa. No video abaixo você confere entrevistas com Misses universo,duas delas são Ieda e Martha:



 Espero que tenham curtido o post,vamos torcer por uma Miss Unvierso brasileira,bem breve. Fiquem com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário