Pular para o conteúdo principal

Conheça História do Miss Brasil e a Primeira Miss Brasil Oficial: Martha Rocha!

Martha e Miriam
Desde tempos longínquos, concursos de beleza feminina são promovidos no Brasil, mas os mais semelhantes ao Miss Brasil que conhecemos surgiram no inicio do século passado.

A história das Misses começa em 1900, com uma garota francesa naturalizada brasileira. Tinha uma linda voz, cantou para pessoas importantíssimas e foi uma das cantoras líricas mais importantes da sua época. Ela era Violeta (Bebê) Lima Castro, que também foi pintora e encerrou sua carreira de cantora em 1957.

                                                                                       
Em 1912, Noêmia Nabuco de Castro era eleita a nova Miss Brasil, esta talvez tenha sido a menos conhecida e veio a falecer em 1919. Logo chegou Zezé Leone, em 1922. Esta foi uma das misses mais populares (teve seu nome em receitas culinárias, musicas, locomotiva, além de ter o busto esculpido em praça publica) e várias meninas passavam dias com revistas na mão, comparando suas medidas às dela.

 Depois foi a vez de Olga Bergamin de Sá, que não foi selecionada para o "Desfile Internacional da Beleza"  (o Miss Universo da época) e causou revolta aos brasileiros. A revolta foi tão grande que, no ano seguinte, fizemos nosso próprio concurso de Miss Universo Yolanda Pereira.

Memória Santista | Zezé Leone, de Santos, conquistou o Brasil como ...
Zezé Leone

Noêmia Nabuco
Olga Bergamin





Yolanda Pereira

Como os concursos não eram consecutivos e não existiram registros históricos oficiais, o Miss Brasil começou mesmo em 1954. A primeira Miss Brasil oficial foi Martha Rocha, e talvez a mais notável.

Segundo pesquisas, sua vitória já era certa, mas acabou ficando com o segundo lugar. O primeiro foi da norte-americana Miriam Stevenson. Como elas estavam empatadas, houve um desfile de maiô e Miriam foi a vencedora por "se adequar melhor ao padrão de miss da época" (mesmo que todos soubessem que a mais bela era Martha).  

Há a lenda de que ela perdeu por duas polegadas a mais de quadril que a concorrente.


 E imagens raras de seu retorno à Salvador:




Mário Sérgio Costa/Divulgação O segundo lugar a levou à fama e, até a década de noventa, pode-se ver Martha como jurada de concursos de beleza. Ainda chegou a gravar dois discos com a grande Emilinha Borba, virou garota propaganda em Hoolywood e se tornou um simbolo nacional da beleza. Hoje senhora,e ainda linda,vive em Volta Redonda longe da agitação.

 Oficialmente, o Brasil só teria uma Miss Universo em 1963. Ela era Ieda Maria Vargas. Após três segundos lugares na década passada.

Ieda chegou a ser convidada a estrelar o filme "A Pantera Cor-de-Rosa" e fazer carreira nos cinemas, mas recusou, pois só queria voltar para Porto Alegre, casar e ter filhos. Na época tudo que ela falava de inglês era "Thank You", o que acabou causando situações constrangedoras. Ieda chegou a ser acusada de furto de um cinto, tudo por conta da barreira das línguas.

Abaixo você confere um vídeo de Leda no concurso em que foi coroada:



 A próxima Miss Universo brasileira seria a baiana Martha Vasconcellos, em 1968 . Os mesmos que disseram sentir muita falta de Ieda, classificaram a nova Miss como mimada, dentre outras críticas. No vídeo abaixo, você confere entrevistas com Misses universo, duas delas são Ieda e Martha:


Comentários