Pular para o conteúdo principal

Lulu Teen e sua Turma X Turma da Mônica Jovem - Revistas Brasileiras em Estilo Mangá!



Recentemente (mentira, foi em 2008), nasceram algumas revistas em estilo mangá, aqui mesmo, no Brasil. A idéia genial partiu do grande Mauricio de Souza e sua produção. A intenção era narrar as histórias da Turma da Mônica de um modo meio diferente, avançando para a adolescência dos personagens.

 Foi só lançarem a "Turma da Mônica Jovem" para nascer "Lulu Teen e sua Turma" e até mesmo "Didi e Lili, Geração Mangá". Devo dizer que a mais tosca das revistas em estilo mangá é "Didi e Lili", comprei dois volumes (não me arrependi, pois pra ter opinião temos que conhecer) e não aprovei...mesmo. Renato Aragão decidiu promover sua filha de todas as formas: Filmes, series de TV e até este gibi. Apesar de ter o Didi no titulo, a protagonista como sempre é sua filha. O "mangá" durou somente dez edições...também pudera...

 Aí veio a disputa "TMJ x LTT". Comecei comprando a Turma da Mônica Jovem, desde a primeira edição (tenho a revista desde a primeira edição até a 65, sem contar com os especiais em cores), e devo dizer que tive um certo preconceito com a Lulu Teen.

Era uma imitação e, em respeito ao original, nunca comprei, até começarem estas promoções loucas. Nas Americanas, nos mercados sempre tem uma revista, ou uma promoção com duas pelo preço de uma...ou quatro pelo preço de duas. Eu amo ler e resolvi começar ,percebendo assim que gosto mais da Lulu.

 Agora, o Mauricio atendeu a pedidos e lançou "Chico Bento Moço". Foi muito legal ele ter lançado um mangá à parte, só participações na TMJ não saciariam os fãs.

 Na minha opinião, e de muitos leitores, a Lulu não é somente uma imitação. A TMJ vem com uma proposta: mesclar o sobrenatural e mágico com o mundo adolescente (e, na maioria das vezes, faz parodias toscas de filmes...e livros...tipo o Didi e a Lili também faziam), já a LTT é mais real e chega muito mais perto do que realmente é o mundo adolescente (sem estes grandes dramalhões de novela mexicana). Isso me agrada muito e me fez correr atrás das edições anteriores em sebos (isso me irrita um pouco, pois boa parte do publico é infantil e pensa que mangá é uma revistinha de colorir -_-) e tudo mais . Outra coisa muito legal é que os personagens da LTT tem twitter, e a protagonista tem um blog.

 Uma coisa muito curiosa é que 90% dos fãs de mangás, não aderem às revistas citadas à cima. Muitos nem conseguem ler (já que é estilo mangá, mas não é em sentido oriental) e outros dizem que eles não podem ser chamados de "mangás". É verdade, não podem, mas não vamos ignorar modinhas só porque são modinhas. Vale a pena conferir e tirar suas próprias conclusões.

Comentários

  1. EU ME CHAMO FERNANDA E TENHO MINHA COLEÇAO DA TMJ E POSSO DIZER K LULUZINHA NAUM TEM NADA A VER COM TMJ 1 ELA NEM EDAQUI 2 AS CRIANÇAS DE HJ NEM CONHECEM ESSA ESQUISITA E 3 NUCA VAI CHEGAR AOS PES DA MINHA MONICA NADA A VER KERER DISPUTAR COM O ORIGINAL DO BRASIL CLARO K A VERSAO DOBRASILVAI GANHAR NEH TODOS GOSTAM TODOS CONHECEM TURMA DA MONICA ELA E A TURMA MAIS AMADA E RESPEITADA DO BRASIL E EU SOU CONTRA ESSA COPIA MAU FEITA ESSE LIXO PARAGUAI DA LULUZINHA EU ODEIO ELA ODEIOOOO RECALQUE VEM MAIS VOLTA COM TAPA NA CARA E HUMILHADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oe...São revistas,não "cantores" de funk

      Excluir
    2. falar nada pra tu... pois eu tenho uma coisa chamada RESPEITO... Amo TMJ assim como amo LTT... Mas se vc não gosta é melhor vc calar a boca e ficar na sua e guardar esses comentários sem respeito para vc, ou vá escrever isso em um diário que fique completamente escondido...Por que se vc não gosta guarda isso contigo

      Excluir
    3. RIDICULA ACORDA PRA VIDA ! Se a LuluTeen copiou a Turma da Monica, então a Turma da Monica copiou do Naruto !!!

      Excluir
    4. Lulu Teen inicialmente copiou sim algumas histórias e ideias da TMJ, como o mudar o nome do Bolinha para Bola igual ao do Cebolinha e umas edições como a ed "Novas Emoções" que surgiu pouco tempo depois de TMJ lançar a ed "Fortes Emoções". Mas isso n é nenhum motivo pra vc falar assim de uma revista que com certeza nem leu. LTT é uma ótima revista, vc deveria pensar mais no que vc fala querida, isso é papel de criança. Depois, TMJ tbm já plagiou outras história, como o Caderno do Riso que foi plagiada do anime Deathnote. Pensa antes de falar, isso aq é um lugar pra comentários e não um chat de música funk!!!

      Excluir
  2. Eu acho sim q a lulu copiou a tmj, mas isso n quer dizer q ela seja pior. A proposta da lulu e um pouco diferente, pelas q eu li. E um pouco mais proxima da realidade d um adolescente, mas e TMJ e o meu amor kkkkk... mas lulu tambem e da hora

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ah então vamos comparar meus queridos , quem ultimamente vem fazendo ótimas histórias nos deixando até arrepiados com suas reviravoltas? ( além de conseguirem encaixar conflitos da adolescência as histórias *beijo recalque).TMJ. Eu também gosto da Lulu e sei que as histórias são mais perto da realidade , só que você começa a ler em um minuto e termina 2 minutos depois , alééémmmm dissoo sef or comparar LTT não fazem mais histórias boas como antigamente ( Antes tinha até saga , mais promoções , mais personagens , e de uma hora pra outra.... desapareceu um monte de coisas legais da revista). Mas enfim pros que acham que TMJ é só fantasia aqui vai um recado : se não gosta é só não comprar só não saiam por ai falando bobagens ( pra não falar outra palavra) da melhor revista em quadrinho do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc, eu simplesmente AMO a TMJ!!! Adoro de coração as revistas e queria muito um DVD!! N é pq é fantasia que n é boa. Tbm curto Lulu Teen por ser mais real e eu me identificar mais com os problemas dos personagens, mas TMJ é meu amor e SEMPRE vai ser!!!!

      Excluir
    2. Porque obviamente o querido J.P. já leu todas as revistas do mundo,não é mesmo? .-.

      Excluir
    3. Concordo com vc, tbm amo a TMJ

      Excluir
  5. Tipo assim.. que? Luluzinha e americano e turma da monica e brasileiro, uma nem sabe que a outra existe, turma da monica e feito no Brasil, e lulu e feita nos estafos unidos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mai Friendi,os direitos de Luluzinha foram comprados e a história de Lulu Teen foi totalmente brasileira ;)

      Excluir
    2. Uma editora brasileira comprou os direitos do desenho "Club da Luluzinha" e criou uma versão brasileira da adolescência dos personagens. Lulu Teen é brasileira!!!

      Excluir
  6. Oi, me chamo Sááh. Desde criança eu sempre ADOREI Turma da Mônica e Luluzinha. Qnd surgiu a TMJ, claro que eu me empolguei totalmente e queria todas as edições, já que aqui onde moro a primeira TMJ a aparecer nas bancas foi a "Veneno Virtual", ed 53 eu acho. Porém, quando descobri a LTT, eu já estava na ed 74 da TMJ. Resolvi ler algumas revistas da LTT online, e sinceramente teve MUITOS pontos positivos, mas tbm negativos.
    *Inicialmente, LTT imitava SIM a Turma da Mônica Jovem. Provas:
    1- O nome dos personagens Cebolinha e Bolinha mudaram para "Cebola" e "Bola".
    2- Cebola tem alguns problemas de personalidade, em algumas ed pendendo para o lado de "menino mal" ou até mesmo o vilão. Na ed "Que Bola é este?" de LTT acontece exatamente o mesmo com Bola.
    3- A TMJ lançou uma ed chamada "Fortes Emoções" com o tema focado nos sentimentos entre Mônica e Cebola. Após isto, a LTT também lançou uma ed baseada em Lulu e Bola com o nome de "Novas Emoções".
    4- A TMJ lançou uma ed com o nome de "A Decisão" em que Mônica devia escolher entre Cebola e Do Contra. A LTT também lançou uma ed em que Lulu deveria escolher entre Bola e um outro garoto (não me lembro o nome dele agora).
    5- LTT fez uma versão da história "As Crônicas de Nármia" logo após a TMJ fazer uma versão de "Alice no País das Maravilhas".
    6- As capas das revistas da LTT são quase iguais as capas da TMJ.
    ** Atualmente LTT não copia mais as revistas da TMJ, já que a Turma da Mônica Jovem está criando histórias baseadas no sobrenatural e em magia enquanto a Lulu e sua Turma Teen aborda temas reais da adolescência.
    Eu realmente AMO a TMJ, porém a LTT traz temas mais reais e típicos da adolescência, é mais baseado na vida real e não aborda temas com muito chororô de novela mexicana como a TMJ. As histórias inspiram mais o leitor na vida real e, pelo menos eu, me identifico mais com alguns personagens, pelo fato da revista ser mais realista, coisa que não acontece com a TMJ. (até pq n existem muitos adolescentes por aí que consigam parar um carro com a mão, que façam excursões de escola pra outro planeta ou inventem a máquina do tempo).
    Adorei de mais essa ideia de crescer os personagens que eu convivi na infância, AMEI a TMJ (até pq AMO o sobrenatural), ADOREI mesmo a LTT, espero que voltem logo a postar e que façam logo uma versão em DVD.
    E gnt, pra quem n gosta da LTT só pq dizem que é um plágio, vale a pena dar uma olhada. A revista é muito boa, vcs vão gostar muito se lerem, é uma boa história.
    Lembrem-se tbm que a TMJ JÁ PLAGIOU muitas histórias por aí, como a saga "O Caderno do Riso" que foi plagiada do anime Deathnote, a saga "No País das Maravilhas" que nem precisa dizer de quem foi copiada, a edição "Veneno Virtual" que foi plagiada do filme Bullying Virtual, a edição especial "Coração e Garra" que foi copiada de um filme de animação japonês (agora não me lembro bem o nome) e outras sagas e edições. E vcs que amam a TMJ e fikam revoltados com essa cópia, façam como eu e enxerguem isso como uma homenagem que fizeram pra TMJ. Porque se resolveram plagiar a TMJ foi pq acharam a TMJ MUITO boa, como todos nós achamos. Pq se eu fosse criar uma história em quadrinho seria baseada nessas duas revistas e eu faria como uma homenagem aos personagens que eu amei tanto durante a infância e que eu adoro agora também na adolescência.
    Obs: E lembrem-se, se LTT copia as histórias da TMJ, dizer que LTT é um lixo é o mesmo que dizer que TMJ tbm é um lixo, já que as historias são as mesmas.
    Beijos pra todos os fãs da TMJ, pra todos os fãs de LTT e pra quem tbm não for!
    (Sááh Santtos Cruz) >> esse é meu face pra quem quiser conversar sobre TMJ e LTT. Chama no bate-papo, add lá e vamos cv. [antes de mandar convite, mande uma mensagem pra eu saber que é alguém daqui que está mandando convite.]

    ResponderExcluir
  7. Bem, gosto do estilo da tmj, gosto das histórias, do roteiro.
    Sim, muitas mini sagas da tmj são imitações adaptadas de outras histórias famosas (muitas vezes mais inocentes como o caderno do riso/death note) mas mesmo assim, gosto das "fantasias" e das supersagas fim do mundo(simplesmente sensacionais) que tratam de terror e coisas supernaturais envolvendo absolutamente os personagens. Enfim, amo as histórias, mesmo muitas sendo , como eu disse antes, imitações inocentes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário