Pular para o conteúdo principal

Entrevista Exclusiva Com Atriz e Dubladora Zodja Pereira,a Emilia de 1967!

Zodja e Tatiana Belinky, que junto a Julio Gouveia trouxe o Sitio para a tv.
 Recentemente conversei com a grande atriz,Zodja Pereira. O nome você pode até não conhecer,mas a voz... A Zodja é dubladora premiada e mãe de Hermes Baroli,o famoso dublador do Seiya (dos "Cavalheiros dos Zodiacos"), proprietária do estudio Dubrasil Central de Dublagens. Além de tudo isso ela foi uma das primeiras Emilias do "Sitio do Pica Pau Amarelo". Muitos de nossa geração acham que Dirce Migliaccio foi a primeira (1977),mas antes dela já haviam Olga Maria Amâncio,Lucia Lambertini,Dulce Margarida e claro,Zodja Pereira. O Sitio passou pela extinta TV Tupi,Band (nesta fase a Zodja deu vida à boneca gente),Tv Cultura e Globo. Tive a honra de fazer algumas perguntas para ela. Confira:


1- Quando a senhora decidiu ser atriz e quando começou?
 R – Ser atriz não foi uma decisão,rs. Fui criada no teatro e desde muito pequena fui me fazendo atriz. 




2 - Como o personagem da Emilia chegou até a senhora? 
R- Fui convidada pela TV Bandeirantes para fazer o papel. 




3 - A senhora tem alguma semelhança com ela? 
R- Muitas,rs. Emilia é objetiva, crítica e divertida. Acho que sou um pouco assim também. 

Imagem
Lucia Lambertini Como Emilia.



4 - A senhora veio após a Lucia Lambertini interpretar o papel,houve um certo nervosismo por ter que substituir esta outra grande atriz? 
R – Houve um grande nervosismo,(risos), Tive que tomar remédio para entrar em cena (risos).



 5 - Como ocorreu a transição de atriz para dubladora? 
R- Não existe transição. Para dublar é necessário ser atriz, O grande desafio, na época, era sair do brilho da TV e dos palcos para ir para o anonimato. Mas aconteceu,rs 







6 - O que dublar a Benikiba te significou? 
R – Só hoje posso avaliar a importância da Benikiba junto ao publico. Na época era mais um personagem. 




7 - Como é ver o seu filho seguindo a mesma profissão que a senhora?
 R – Tenho dois filhos. Um trabalha com marketing e o Hermes é ator. O importante pra mim é que os dois são profissionais sérios e respeitados na profissão que escolheram. 




 Ainda falei sobre ser uma pena não haverem arquivos daquela época. Na fase da Tupi eles tinham que gravar programas em cima de outros (por conta da crise) e um incêndio teria acabado com o arquivo da Band,a Zodja disse que também queria que houvessem,mas infelizmente não há nada hoje. O que pode-se encontrar é um LP com Lucia Lambertini como Emilia ("A Pilula Falante" e "O Casamento da Emilia"),Reny de Oliveira foi a segunda Emilia da Globo e aprendeu os trejeitos da personagem com uma atriz que contracenou com Lucia,esta seria a melhor e mais aclamada atriz da fase da Globo (ela percebeu que seria marcada ao resto da vida pela personagem,fez poucos trabalhos e desistiu de atuar). 

 Tatiana Belinky não aprovou Isabelli Drommond como Emilia,dizia parecer uma menina brincando de Emilia,mas ao ser questionada sobre,Zodja disse que gostou e muito da interpretação da menina.


Imagem
Uma das mais famosas fotos da época,agora colorizada por fãs


Agradeço bastante à Zodja,foi a realização dum sonho poder falar com ela. Espero que tenham curtido o post,eu amei. Abaixo temos um depoimento em video da Zodja onde ela fala sobre a experiencia:


Comentários