Pular para o conteúdo principal

As Melhores e Mais Interessantes Capas de disco

20 capas de disco que poderiam ser memes (ou vice-versa) - 29/06 ...

Resolvi fazer uma lista com algumas das artes de discos que acho mais interessantes e icônicas. Não consegui decidir qual o melhor, fica por conta de vocês.

Devo começar citando a capa de Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band, dos Beatles, lançado em maio de 1967, com diversas figuras importantes dispostas ao lado dos garotos de liverpool. A cada momento que paro para analisar a arte, identifico algum novo elemento. Este resultado se dá devido a um trabalho de colagem, envolvendo 57 fotografias.

Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band' 50 anos: faixa a faixa


Devo admitir que, embora a capa de Abbey Road seja mais popular (com os quatro atravessando a rua), esta é a minha preferida. Pouco tempo depois, os Rolling Stones lançaram o disco "Their Satanic Majesties Request", com uma capa apontada por muitos como um plágio. A inspiração é clara.



Outra capa que vale à pena citar é "Os Mutantes e Seus Cometas no País do Baurets". O nome já é bem louco e a proposta da banda para a capa não seria diferente. A arte foi feita pelo quadrinista francês Alain Voss e foi um grande marco, de 1972.

                               Mutantes e Seus Cometas no País do Baurets – Wikipédia, a ...

Na capa de "Brasil Mestiço", Clara Nunes dança jongo ao lado de sua mãe de santo. É quase como se eu pudesse ver o movimento dos personagens da foto, o girar das saias, o bater da percussão. 

                                      Clara Nunes posou com Vovó Maria Joana para a capa de 'Brasil Mestiço'

A próxima a ser citada é Marisa Monte, com essa ilustração sensacional do Carlos Zéfiro. Quando o álbum "A Great Noise" foi lançado nos Estados Unidos, a capa inclusive foi censurada. Se os estado-unidenses não gostaram, é porque é bom.



Para finalizar, preciso citar "Não Sou Santo", de Bezerra da Silva. Na capa, o sambista aparece crucificado, atendendo a uma ideia do seu fotógrafo, que havia sabido sobre a história de um ladrão crucificado no morro.
                                           Bezerra da Silva aparece crucificado na capa de 'Eu Não Sou Santo'

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Betty Boop, a Verdadeira História

Apesar de não estar no ar em nenhuma animação no momento, Betty Boop é certamente uma das personagens de cartoon mais populares do mundo. Ela está por toda a parte, canetas, camisetas de times de futebol e até tatuagens de senhoras de meia idade. Mas qual a sua origem?

Inês, um retrato do Brasil

Em 2012, outro vídeo viralizava na internet. O que parecia ser só mais um meme passageiro trouxe a público uma personalidade pitoresca do país, que acabou por despertar simpatia em milhões de pessoas. Este alguém em questão é Inês Tânia Lima da Silva, mais conhecida pelo nome artístico de Inês Brasil, que, com um vídeo de inscrição para um popular reality show, viu nascer o sonho de uma carreira musical que a tirou da prostituição.

De Irmã de Kennedy a Ator de Hollywood: Vítimas Famosas da Lobotomia

Você tem depressão, alguma fobia ou questão psicológica? E se o seu médico receitasse a retirada de uma parte do seu cérebro como tratamento? Pode parecer bizarro, mas esta era uma prática comum no começo do século XX, chamada de Lobotomia. A intervenção cirúrgica desenvolvida pelo médico português António Egas Muniz perdeu popularidade por transformar os pacientes em verdadeiros vegetais quando não os levava à morte. À seguir, tratamos sobre algumas figuras conhecidas que foram vitimas do procedimento.