Pular para o conteúdo principal

Inês, um retrato do Brasil

Resultado de imagem para ines brasil

Em 2012, outro vídeo viralizava na internet. O que parecia ser só mais um meme passageiro trouxe a público uma personalidade pitoresca do país, que acabou por despertar simpatia em milhões de pessoas. Este alguém em questão é Inês Tânia Lima da Silva, mais conhecida pelo nome artístico de Inês Brasil, que, com um vídeo de inscrição para um popular reality show, viu nascer o sonho de uma carreira musical que a tirou da prostituição.

Negra, pobre e confundida por vários com uma travesti, Inês enfrentou e ainda enfrenta o olhar atravessado de muitos. Esta figura de representatividade fez com que minorias se identificassem com ela, levando-a a conquistar fãs fiéis e lotar boates pelo Brasil, ganhando uma média de 12 mil reais por apresentação.


Imagem relacionadaImagem relacionada


À esquerda, vê-se Solange Couto e , à direita,  Inês Brasil. É natural que você se espante com a comparação e se pergunte o que elas têm em comum, visto que hoje possuem personalidades e estilos de vida tão distintos, mas nem sempre foi assim. Ambas iniciaram suas carreiras como dançarinas que se apresentavam em shows promovidos pelo apresentador e radialista Oswaldo Sargentelli. Elas eram conhecidas como "Mulatas do Sargentelli". Solange se tornou uma atriz reconhecida nacionalmente, já Inês, precisou se prostituir para sobreviver.

Inês Tânia tinha oito irmãos e, aos 18 anos, se mudou para um quarto em Copacabana, tornando-se dançarina, depois professora de samba e, posteriormente, prostituta para ajudar a pagar suas próprias contas e contribuir no pagamento das dos pais, que passavam por dificuldades. Como professora, conheceu Christian Karp, diretor de fotografia de um canal alemão que, além de levá-la para morar em seu país, produziu seus primeiros vídeos e contribuiu para que a mulher deixasse o vicio em cocaína.

Imagem relacionada
A jovem foi para a Alemanha "viver uma vida de princesa" ao lado de seu marido "loiro do olho azul". Em dado momento, a realidade da web-celebridade tornou-se outra. Depois de uma separação conturbada, se viu novamente dependente da prostituição para manter-se e ajudar no sustento de suas filhas, frutos de relacionamentos anteriores e que viviam com  os avós no Brasil. 

Ela pôs 900ml de silicone em cada seio para ser um atrativo maior nos sites de prostituição, onde a elegeram, segundo ela, "a número um". Enquanto isso, fazia questão de que suas filhas crescessem longe de sua realidade. Hoje, ambas são evangélicas e já formaram suas famílias.

Este período durou oito anos, quando Inês Brasil decidiu investir numa carreira artística. Durante muito tempo, enviou vídeos para a seleção do Big Brother Brasil, sem sucesso, mas, em 2012, chamou a atenção da internet por suas frases célebres e jeito inquieto de se portar.  Desde então, participou de programas de TV e deu depoimentos em suas redes sociais, explicitando sua religiosidade, simplicidade e respeito ao próximo. Seu rosto também se tornou comum em campanhas publicitárias.

Apesar de hoje cantar versos sexualmente explícitos e fazer performances despidas de pudor , Inês teve uma infância religiosa, aprendendo a tocar piano e começando a cantar na igreja. Em seu repertório também constam musicas como "Águas de Março" e "Esquadros", contrastando com outras autorais, como "Make Love" e "Chupa que é de uva".

Com o psicológico afetado por anos de prostituição, vício em drogas, estupros e até tráfico sexual (sendo esta última história pouco esclarecida pela cantora, que prefere não se estender quando o assunto são seus momentos tristes), Inês Brasil se mostra frágil a manipulações. Durante a última corrida presidencial, encontrou o então candidato Jair Messias Bolsonaro num aeroporto. Eles acabaram tirando uma foto e gravando um vídeo juntos. Inês diz que nem sabia quem ele era. Fato é que sua falta de instrução fez com que fosse julgada por parte do público que antes a apoiava. Atualmente, para muitos, Inês é morta e já não tem a mesma força de antes.

A web-celebridade fez sucesso e teve sua imagem explorada à exaustão por conta de suas frases com ausência de conhecimento acadêmico ou político, muitas vezes baseadas no único ensino ao qual teve acesso na infância: O religioso. Mas o mesmo grupo responsável por essa exploração a condena por suas ações, exigindo desconstrução e atacando quem já é só mais uma vítima da sociedade. Ela negou apoio ao candidato, explicou a situação, chorou e parece não ter sido o bastante para alguns. 
Resultado de imagem para ines brasil

Nascida em 1969, mas, como prefere que seja dito, aos "35" anos de idade, a personalidade da internet está prestes a lançar um livro sobre sua vida escrito pelo jornalista Luis Gustavo Rocha. "Esse livro é de raiz porque tudo de bom que eu faço com vocês e vocês fazem comigo estarão nesse livro do amor", disse a cantora sobre sua biografia. 

Comentários

  1. Nossa que história perturbadora a dessa mulher... Fiquei muito interessada em ler o livro.

    ResponderExcluir
  2. O vídeo dela no telegrama legal é extremamente triste, em vários momentos ela demonstra um medo real de ser agredida fisicamente, uma das moças vai na direção dela pra entregar um papel, e ela vai pra trás com medo de apanhar.
    Pensa no quanto ela já deve ter apanhado na Alemanha... ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Observação interessante, amigue. Em uma participação no programa do Danilo Gentili, o apresentador chamou dois atores "armados" acho, fantasiados de caçadores, para fazer uma piada sobre o apelido de "panterona" que ela usa. Ela pediu que tirasse os rapazes de cena, porque ela já tinha sido estuprada algumas vezes e estava com muito medo ali. O trauma das agressões vividas é realmente grande.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário