25 fevereiro 2015

A Verdadeira História da Princesa Anastásia e da Maldição da Família Romanov

Resultado de imagem para anastasia o filme princesa


Meu maior interesse são as curiosidades históricas, e hoje vim, finalmente, falar sobre a minha preferida. Talvez por isso nunca tenha me sentido preparado pra escrever sobre. Há cinco anos atrás, minha diretora entrou na minha sala e contou sobre a história da princesa Anastásia. Essa princesa, que é muito conhecida pelo longa de animação, existiu e teve uma história fascinante que estou prestes a contar-lhes.

 Quando nasceu, Anastásia desapontou seu pai, já que o czar Nicolau II esperava um herdeiro. A princesinha cresceu energética, teimosa, travessa e impertinente, mas era descrita como portadora duma das personalidades mais encantadoras já vistas. Anastásia bateu o recorde de castigos entre as irmãs e toda a família. Certa vez, no meio duma guerra de bolas de neve, escondeu uma pedra dentro duma dessas, atirando na irmã mais velha, Tatiana.

 Vamos começar por Gregório Rasputin. Retratado como o bruxo destruidor da felicidade da família real russa, tinha uma relação próxima da czarina e de suas filhas, sendo visto por elas como um homem santo. Ela ainda acreditava que Alexei, o tão sonhado herdeiro, só tinha se salvado de um de seus ataques de hemofilia por conta do "guru". Rasputin causava desconfiança entre os serviçais, havia quem suspeitasse dum caso entre ele e a esposa de Nicolau...e até suas filhas, vista sua intimidade. Não demorou para que aquilo se tornasse um escândalo. Isso fez com que Nicolau o expulsasse. Mais tarde, haveria rumores de que essa proximidade era fruto do inicio da hipnose.



 A czarina Alexandra voltaria atrás e o procuraria, acreditando que só ele traria a melhora de Alexei, e Rasputin diria que morreria em breve e, caso fosse assassinado por um Romanov, a família entraria em desgraça. Em 1916, num banquete, o príncipe Felix tentou envenená-lo, sem sucesso. Gregório levaria onze tiros e seria jogado num rio.


 Em 1917 aconteceria a Revolução Russa. Lenin, presidente do Conselho dos Comissários do Povo da União Soviética, estava no poder e a família estava em cativeiro. A menina Anastásia ainda montava peças de teatro e formas de se divertir, conquistando até os guardas do cativeiro.

 Numa manhã foi pedido para que a família se vestisse para tirar uma foto, á fim de provar que ainda estavam vivos. Ao receber o aviso da execução, Nicolau só teve tempo de perguntou "O Quê!?" e se virar para a sua família, sendo acertado com um tiro na cabeça. A suposta sobrevivência de Anastásia era comentada. Estava iniciado um dos maiores mistérios do século passado.

 Vários rumores sobre seu paradeiro correram e várias mulheres disseram ser Anastásia (e até outras irmãs), mas a mais popular foi Anna Anderson. Esta disse que um guarda reparou estar viva  entre os cadáveres, teve pena e a salvou. Anna iniciou uma luta que durou de 1938 até 1970 para ser reconhecida como a Princesa. O caso foi uma dos mais longos e acabou por ser arquivado. Anna tinha muitas memórias condizentes, convenceu muitos, mas ,nos anos noventa, foi feito um teste com seu tecido. E se aquele a pertencia mesmo, Anna não tinha ligação à família real. Ela era, na verdade, Franziska Schanzkowska, operária desaparecida no mesmo período em que surgiu Anna.

Resultado de imagem para Princesa Tamara Gagarin
O mistério originou lendas por todo o mundo. Há quem acredite até que Anastásia fugiu para o Brasil e está enterrada em Poços de Caldas (MG). O tumulo de uma mulher que usava o pseudônimo de Princesa Tamara Gagarin, vivia com sua governanta e dava aula de russo, inglês e francês atrai multidões todos os anos no Cemitério da Saudade. Alguns acreditam até que ela realiza milagres. Os que conviveram com Tamara diziam que contava ser Anastásia e tinha muitas lembranças do período na Russia.

No fim dos anos noventa, a vala onde a família real "descansava" foi violada. Faltavam restos mortais. Já que nenhum dos encontrados estava em formação, os sumidos eram considerados Anastásia e Alexei. O dado oficial que se tem é que eles  morreram junto com o resto da família .

 Dizem que Rasputin vendeu a alma para amaldiçoar Nicolau e sua família. Fosse a maldição real ou não, é um fato que a família Romanov caiu em desgraça. Os que não morreram no massacre em 1918, foram dizimados por doenças e outros acontecimentos trágicos. Natalie Paley é um exemplo. A princesa foi parar em Hollywood. Depois dos abusos que sofreu de guardas na época da Revolução, morreu sozinha, quando todos os que a viram brilhar já não estavam mais lá.


  É realmente uma história fascinante. Esta resultou em diversos filmes, sendo um deles a famosa animação da FOX cantada por Thalia. Sim, da Fox, mesmo que o mundo pense que é da Disney. Enfim, quero fazer este post desde que comecei o blog. Espero que tenham curtido. 

4 comentários:

  1. Mas,se um dos corpos encontrados for mesmo o de Maria? Se for, onde está Anastácia?

    ResponderExcluir
  2. Mas,se um dos corpos encontrados for mesmo o de Maria? Se for, onde está Anastácia?

    ResponderExcluir
  3. Hoje 2/11/2017 várias pessoas foram levar flores no túmulo da princesa russa Anastácia, na cidade de poços de Caldas em Minas gerais. Como se explica isso?

    ResponderExcluir