
Hoje conversamos sobre a minha curiosidade histórica favorita: A história da Princesa Anastásia e a suposta maldição que destruiu sua família. Sua história se popularizou através do longa metragem de animação, mas a vida real consegue ser ainda mais fascinante.
Quando nasceu, Anastásia desapontou seu pai, já que o czar Nicolau II esperava um herdeiro. A princesinha cresceu energética, teimosa, travessa e impertinente, mas era descrita como portadora duma das personalidades mais encantadoras já vistas.
Anastásia bateu o recorde de castigos entre as irmãs e toda a família. Certa vez, no meio de uma guerra de bolas de neve, escondeu uma pedra dentro de uma dessas bolas, atirando na irmã mais velha, Tatiana (um amor de criança, né, gente?).

Rasputin causava desconfiança entre os serviçais, havia quem suspeitasse da existência de um caso entre ele e a esposa de Nicolau...e até suas filhas, vista sua intimidade. Não demorou para que aquilo se tornasse um escândalo. Isso fez com que Nicolau o expulsasse. Mais tarde, haveria rumores de que essa proximidade era fruto do inicio da hipnose.
A czarina Alexandra voltaria atrás e o procuraria acreditando que só ele traria a melhora de Alexei. Rasputin disse-lhe que morreria em breve e, caso fosse assassinado por um Romanov, a família entraria em desgraça. Em 1916, foi vítima de uma armação da alta estirpe russa, sendo assassinado. Príncipe Felix, membro da família real russa, foi um dos responsáveis pela morte brutal.
Em 1917 aconteceria a Revolução Russa. Lenin, presidente do Conselho dos Comissários do Povo da União Soviética, estava no poder e a família estava em cativeiro. A menina Anastásia ainda montava peças de teatro e formas de se divertir, conquistando até os guardas do cativeiro.
Numa manhã, foi pedido para que a família se vestisse para tirar uma foto, á fim de provar que ainda estavam vivos.
Ao se posicionarem, foram avisados que sua execução estava prestes a começar. Nicolau só teve tempo de perguntar "O Quê!?" e se virar para a sua família sendo morta a tiros. A suposta sobrevivência de Anastásia era comentada. Estava iniciado um dos maiores mistérios do século passado.
Vários rumores sobre seu paradeiro correram e várias mulheres disseram ser Anastásia (e até outras irmãs), mas a mais popular foi Anna Anderson. Esta disse que um guarda reparou estar viva entre os cadáveres, teve pena e a salvou.
Vários rumores sobre seu paradeiro correram e várias mulheres disseram ser Anastásia (e até outras irmãs), mas a mais popular foi Anna Anderson. Esta disse que um guarda reparou estar viva entre os cadáveres, teve pena e a salvou.

O mistério originou lendas por todo o mundo. Há quem acredite até que Anastásia fugiu para o Brasil e está enterrada em Poços de Caldas (MG). O tumulo de uma mulher que usava o pseudônimo de Princesa Tamara Gagarin, vivia com sua governanta e dava aula de russo, inglês e francês, atrai multidões todos os anos no Cemitério da Saudade.

Alguns acreditam até que ela realiza milagres. Os que conviveram com Tamara diziam que contava ser Anastásia e tinha muitas lembranças do período na Rússia.
No fim dos anos noventa, a vala onde a família real "descansava" foi violada. Faltavam restos mortais. Já que nenhum dos encontrados estava em formação, os sumidos eram considerados Anastásia e Alexei. O dado oficial que se tem é que eles morreram junto com o resto da família .
Dizem que Rasputin vendeu a alma para amaldiçoar Nicolau e sua família. Fosse a maldição real ou não, é um fato que a família Romanov caiu em desgraça. Os que não morreram no massacre em 1918, foram dizimados por doenças e outros acontecimentos trágicos. Natalie Paley é um exemplo. A princesa foi parar em Hollywood. Depois dos abusos que sofreu de guardas na época da Revolução, morreu sozinha, quando todos os que a viram brilhar já não estavam mais lá.

É realmente uma história fascinante. Esta resultou em diversos filmes, sendo um deles a famosa animação da FOX cantada por Thalia. Sim, da Fox, mesmo que o mundo pense que é da Disney.
Muito boa a matéria! Esclarecedor!
ResponderExcluirMas,se um dos corpos encontrados for mesmo o de Maria? Se for, onde está Anastácia?
ResponderExcluirMas,se um dos corpos encontrados for mesmo o de Maria? Se for, onde está Anastácia?
ResponderExcluirHoje 2/11/2017 várias pessoas foram levar flores no túmulo da princesa russa Anastácia, na cidade de poços de Caldas em Minas gerais. Como se explica isso?
ResponderExcluirAcabou de sair na Netflix a série O último Czar, estou assistindo, é a história dos Romanovs. Sou de Poços de Caldas e realmente tem esse rumor dela ter fugido pra cá e tem o túmulo no cemitério sim.
ResponderExcluir