Pular para o conteúdo principal

A História Real da Monga,A Mulher Macaco



  Pagar para se assustar é uma estranha,mas comum,mania das pessoas. Nos anos oitenta não se podia sair dum parque qualquer sem antes ir ver o show da Monga. A personagem era nada mais que uma garota de biquini que,para o espanto da platéia,se "transoformava" num macaco. O truque ainda é visto em diversas festas de Dia das Bruxas até hoje,mas o que poucos sabem é que o show é inspirado numa história real,estrangeira e bastante antiga.


Julia Pastrana,mulher de origem indigena,nasceu em 1901,portadora duma doença muito rara. A mexicana tinha hipertricose,doença que a fazia ter o corpo coberto de pelos sedosos. Cheia de "defeitos",Julia parecia ter duas fileiras de dentes,o que foi desmentido após exames que provaram ter problemas na gingiva.

A mulher se exibia no século XIX quando foi encontrada por Theodore Lent. Este se impressionou e comprou-a duma mulher que ,muito provavelmente,era sua mãe. Não se assuste,vender "aberrações" saídas de sí mesmo naquela época era algo normal. Theodore a ensinou a tocar e dançar. Pastrana participava de seu "show de horrores" cantando (dizem que tinha uma bela voz) e se apresentando com vestidos que ela mesmo desenhava.

O mesmo homem inescrupuloso que a comprou se tornou seu segundo marido...Sim,houve um primeiro. De "macaca" ela não tinha nada. Julia Pastranha falava mais de uma lingua e adorava ler. Aos 26 anos teve um filho de Theodore. Os dois morreram. Algumas fontes de pesquisa dizem que o filho morreu no parto e a mãe morreu dias depois,outras dizem o contrário...Enfim,a fonte de dinheiro fácil do empresário havia acabado.

Se você realmente acreditou na minha ultima frase,engana-se. Se você achou exagero meu chamá-lo de "inescrupuloso",engana-se mais ainda. O filho falecido do casal era portador da mesma doença da mãe,o que levou Theodore Lent a mandar mumificar os dois. Sua esposa e filho falecidos agora eram exibidos em seus shows dentro duma cabine de vidro...mortos. Isso durou até que Lent enlouquecesse,fosse internado e morresse na miséria em 1880.

Os corpos ainda não teriam seu descanso. No século seguinte as múmias ainda viajavam em exibição,depois seriam roubadas e encontradas. Isso só acabaria com um campanha da artista mexicana Laura Anderson Barbata para que os corpos fossem enterrados no México..isso em 2005. A campanha teve exito em 2013...Que descanse em paz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Betty Boop,a Verdadeira História

Apesar de não estar no ar em nenhuma animação no momento, Betty Boop é certamente uma das personagens de cartoon mais populares do mundo. Ela está por toda a parte, canetas, camisetas de times de futebol e até tatuagens de senhoras de meia idade. Mas qual a sua origem?

Inês, um retrato do Brasil

Em 2012, outro vídeo viralizava na internet. O que parecia ser só mais um meme passageiro trouxe a público uma personalidade pitoresca do país, que acabou por despertar simpatia em milhões de pessoas. Este alguém em questão é Inês Tânia Lima da Silva, mais conhecida pelo nome artístico de Inês Brasil, que, com um vídeo de inscrição para um popular reality show, viu nascer o sonho de uma carreira musical que a tirou da prostituição.

O Que Houve com Laurie Forman de "That's 70 Show"?

"That's 70 Show" é uma das sitcoms de maior sucesso já produzidas. A série era centrada num grupo de amigos do Wisconsin que, diante das poucas opções de entretenimento da época em que a história se passa, gastava seus dias reclamando da vida no porão de Eric, protagonista do seriado. A irmã mais velha dele, Laurie, foi crescendo na história até fazer parte da turma. Mas, na metade da série, a personagem sumiu abruptamente.