02 abril 2014

Resenha: Livro "Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil"!

 

 Um triste dois de Abril,Desconectados (o dois de Abril é meu dia preferido no ano,é o dia do contra,onde se faz tudo ao contrário)! Se você costuma ler os post's aqui do blog, deve saber que eu sou pirado em fatos históricos curiosos. Pruma pessoa como eu,nada melhor que um livro como "Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil" e hoje eu vim fazer a resenha deste livro que julgo um dos meus prediletos.

  Leandro Narloch é um ótimo escritor e neste livro nos convida a jogar tomates na história. O livro explica muitas histórias que aprendemos desde o primário e revela coisas como : Aleijadinho é literatura,Santos Dummond não inventou o avião,Zumbi dos Palmares tinha escravos e etc. O livro também esclarece fatos como o surgimento do samba,o fim da escravatura,cangaço e todas essas duvidas que perpetuam em nossas cabeças.

 O Leandro Narloch fez um longo trabalho de pesquisas antes de publicar o livro,mas pequenos erros acabam passando despercebidos diante dos olhos do leitor. Num momento em que Leandro fala sobre o filme "Você Já Foi à Bahia?",que impulsionou o turismo no Brasil, ele diz que há uma cena onde "Carmen Miranda dança ao lado de Donald e Zé Carioca"...mentira ENGANO. Na verdade,alí está Aurora Miranda,a irmã de Carmen. O erro me deixou um pouco chateado,não se pode "passar por cima" de artistas tão importantes para a história do país assim,mas a leitura e as informações que tinha absorvido eram tão boas,que ignorei.

 O livro vale muito à pena,mesmo àqueles que não gostam de história. O livro não é "um poço de conhecimento para mergulhar",pelo menos não muito perceptível de primeira, e te envolve sem nem perceber. Há quem diga que o livro deve ser adotado pelas escolas,eu acho que seria interessantíssimo aos alunos,mostraria a importância da leitura de várias opiniões para tecer a sua.

 Há guias sobre America Latina,filosofia e do mundo (um bem geral),tenho que ler todos urgentemente. Enfim! Espero que tenham curtido o post e fiquem com Deus,meus queridos (dia 24 tá chegando...)!

Um comentário:

  1. Que susto! Só me toquei agora que o blog acabar era primeiro do Abril kkk

    ResponderExcluir