13 janeiro 2012

Aqui está a Dorotéia (você já foi à BAHIA?!)

Oláa!aqui está a Dorotéia mais uma vez,agora vim apresentar a minha postagem especial de ano novo! sei é claro que já faz umas semanas desde o ano novo,mas,porém,no entanto,todavia!nós estavamos preparando uma postagem cheia de qualidade prá você!eu morava lá em Neropolis uma ótima cidade(Hoje se destaca pela grande produção de doces, sendo chamada também como a "Cidade Goiana do Doce" e por ser celeiro de grandes times amadores do estado de Goiás como o Ajax (extinto), Nerópolis Tabajara, União Nerópolina e Americano, com vários títulos conquistados!)
 então... estava eu lá com meus 7 aninhos,quase oito!(eu faço m junho)voltando da escola com o meu triciculo e meu tão estimado radinho,que eu levo prá onde eu vou até hoje!lá estava eu cantarolando sem parar,andando de triciculo mas com a mesma senseção de estar dirigindo um grande carro em alta velocidade!eu sempre fui muito...IMAGINATIVA!tão imaginativa que uns...5 minutos depois me bati num poste!e o mais machucado(além de mim!)foi meu radinho,o ROGER,eu até fiquei triste,ams vi um lado bom da história ,já que agora o ROGÉRIO é uma cópia melhorada que pega até pendrive!kkk então...eu estava voltando para casa,quando fui dando bom dia prá minha avó Zica,(eu já contei até uma história das minhas férias
na casa dela!) ela jogava videogame coisa e tal,era toda alegre ,porém estava meio triste,eu ia perguntando quando minha avó se surpreendeu com todaaas as feridas que eu estava,ela tratou com todo amor que ela sempre me deu,porém havia uma noticia nada legal,ela foi me dizendo,sem saber como dizer,ela estava triste porque eu viria a me mudar para a Bahia.
 -mas do outro lado do mundo vó?!
- também não é prá tanto né?! é logo aqui ao lado de goiás,venha cá que eu  te mostro!
 ela me mostrou o mapa do Brasil e então eu disse:
- pois então tudo bem! quando eu quiser vir prá cá é só colocar o pé aqui pro lado de goiás,eu vou até com o meu triciculo,talvez seja uns...20 minutinhos.
- como assim minha filha?!nçao tem como!


- é mesmo né vó?!deve ser menos! a Bahia é tão colada com Goiás que seria ridiculo ir de triciculo!eu até podia se fosse mais longe pular alguns estados ,mas está fácil!
- me explique melhor,já que é impossivel!

- vja só! -disse eu subindo no mapa!
logo ela conseguiu me convencer de que precisava de avião ou um looongo tempo de ônibus,realmente! geografia não é o meu forte!
prá falar a verdade a vocês até hoje eu penso eu voltar prá lá no meu antes triciculo e agora bicicleta!lá estava eu ainda cheinah de dúvidas!quando me dei conta duma coisa:
- espera aí!...qual é o motivo da minha mudança? eu vou morar sosinha?! vou virar adultera?!(Ou será adulta?!)kkk

- claro que não filha! kkk que idéia,o motivo e justamente a sua tia Celina que conseguiu um emprego por lá e ela não pode largar essa chance e como a sua mãe a deixou sob sua responsabilidade...você vai junto.
eu fiquei muito triste e continuei sem entender,só de imaginar ficar longe da minha família e de todos que eu conhecia dava vontade de chorar! naquela noite minha avó me deu um beijo,tia Celina também,e ainda triste por deixar a minha terrinha eu fui dormir,depois dum tempinho eu fui acordada por alguém...e ele foi logo dizendo:
- Menininha!acorde!já está na hora o nosso trem já vai partir!
-mas quem é ...Keka?!é você e com essa roupa engraçada de anos 40?! kkkk - Keka era o papagaio da minha avó Zica,seu Xodó kkk ele havia vindo de presente duam viagem dos meus pais pro rio de janeiro,imaginem...acordar e dar de cara com o papaio que você vê todos os dias que malmente fala o propio nome e o da minha avó falando como gente grande...um legitimo gente grande com até bons modos,e pelos cotovelos!                           -claro que sou eu!porém,não do mesmo modo como vocês me veem,eu vim para te fazer uma pergunta!você já foi À Bahia Dorotéia?
-não.
-ho meu deus! pois não sabe o que perde,na Bahia tem de tudo,somos o estado mais missigenado do Brasil! e agora vamos ao trem!...eu disse"e agora vamos ao trem!"
- enquanto os defeitos tecnicos se ageitam me diga....ainda falta alguém prá essa viagem?
- se bem que sim,a Mona,mas parece que não aparece mais!
- não brinca!a minha boneca Mona também?!
- e até sua amiga imaginária,mas ficou meio gripada e desde que pegou a gripe mágica não pode receber ninguém!
- espereeeem! estou aqui! -disse Mona- vamos logo! o que estão esperando ?sabem do atraso?!estão acabando com o ar do mundo respirando demais e...
-cala a boca e pula! -disse Keka segurando no trem com a bengala,até que todos subiram.
de repente eles começaram a encolher.
- espera aí!um trem no meu quarto...e eu tô pequena.
- dum modo hipotetico...você sempre foi!


-aaa você entendeu!
e Keka voltou a perguntar:
-agora sim! você já foi a Bahia Dorotéia?
- eu?...não!
- e você Mona?
- eu?...não.
- lá é um lugar mágico! na Bahia tem de tudo! e a Baiana também tem!

-Mas então....Keka,o que é que a Baiana tem? -perguntei
-esperem!-disse Mona- eu sei duma pessoa bem melhor prá nos responder!
 e de repente eis que um grade livro se abre e nós entramos com trêm e tudo!
-Mas e você Keka,já foi á Bahia?

-eu?! não!
-então vamos! -disse Mona!
avistamos uma bahiana e prguntei:
- e aí,o que é que a baiana tem?
Tem torso de seda tem (tem) Tem brinco de ouro tem (tem) Corrente de ouro tem (tem)Tem pano da Costa tem (tem)E tem saia engomada tem (tem)Tem sandália enfeitada tem (tem)
E tem graça como ninguém...!
 ela ia respondendo enquanto cantava.
-mas e o que é que a Bahia teM?- perguntei.
- pois é me responda Keka- disse Mona.
 -o que...tem? pois...tem lagoa do abaeté,pelourinho praça da sé!
e então por lá fomos andando!
conhecemos de tudo um pouco!e a Baianhinha foi nos ajudando e mostrnado cada canto da tão encantadora Bahia,eu fui ao mercado modelo(um ótimo modelo de lugar)kkk.

já estava me dando nos nervos uma fome que tinha me dado!kkk quando a baiana que estava conosco disse-nos:
-puxa vida!já está na minha hora!mas não se preocupem pois uma grande amiga minha e beem mais conhecedora do lugar que eu está por vir,e finalmente poderão matar a fome e conhecer as cocadas e o ão famoso QUINDIM DE IAIÁ!
-espera! -gritava eu quando de repente vi surgindo uma mais bela e mais simpática ainda Baianinha,tão ingenua batalhando para vender suas cocadas.
-tá fresquinho minha gente é os quidim de iaiá!
-dona baiana! me vê 2 cocadas e um quimdim!
-prá viagem menininha?
-xi! claro que não! do jeito que estou é bem capaz de comer tudo do seu tabuleiro!
-kkk que engraçada você!
ôi eu com 7 aninhoooos!!!
e logo ela saiu andando e pedindo para que nós a seguissimos,pelo caminho vários rapazes a cortejavam inclusive o Keka que babava!
-limpa a baba papagaio! kkk ,mas afinal de contas quem é ela?- perguntei pensativa.
- é a baianinha Dorotéia,a baianinha tão bonita,Iaiá!
e ela voltou a cantarolar uma bela musica enquanto nós a seguiamos!
voltamos a andar pelo lugar,parecia até que a baiana dava vida a toda cidade que parecia dançar conforme sua música,mas logo ela disse:
-agora vamos a um lugar ao qual amo ir!itapoan!uma de nossas lindas praias aqui na Bahia,logo aqui na entrada vocês podem ver uma tão bela seréia que nos convida a dar um mergulho!
 como mágica a baiana transformou as nossas roupas em roupas de banho...é claro que aquilo era...master louco,ams considerando o fato do meu papagaio e minha boneca,andarem e falarem que ném gente...aquilo era bobagem!
quando eu estava realmente curtindo a baiana transformou a toalha,sobre a qual eu estava deitada em tapete mágico e de repente fomos puxados prá cima ,ela ficou lá de baixo acenando e dizendo:
-estou te esperando en DorÔ?!
eu me perguntei como ela sabia meu nome,mas como já havia dito já não estranhava nada nessa altura! mas como dizia nós caimos do tapete-toalha kkk ,mas fazia parte do show! nos envolvemos no portal e de repente eu cai em cima da minha cama e ouvi:
- dorotéia! acorde menina,está na hora,assim o avião vai embora sem nós!
- cadê a Mona,a Iaiá,o Keka e tudo mais?
- a Mona está aí abraçada com você do mesmo jeito como sempre dorme! e o Keka no quarto da mamãe,já a tal...Iaiá não sei de nada! -disse Celina.
- tinha que ser mesmo um sonho!...puxa vida!...mas tia...A senhora já foi à Bahia? pois não sabe o que perde!, na Bahia tem tudo e a baiana tem torço,tem pulseira de hora,tem...
e assim segui e na hora da despedida ouvi o KEKA cantarolando a musica"O QUE É QUE A Baiana tem" com certeza não haviam conhecidencias nisso né?!ao chegar perto do elevador Lacerda a tia Celian estava tentando encontrar o lugar onde iria trabalhar com um mapa quando eu escutei"olha o quindim,tá fresquinho minha gente são os quindins de IAIÁ!" eu pedi á minah tia que esperasse,e logo ao chegar perto a baiana disse:
- já sei! 2 cocadas e um quindin não é?
- IAIÁ!?!
 -hum...não...sou...-disse ela tentando disfarçar- sou ...Aurora! isso aí! Aurora!
- pois sim...sei! kkkk muito obrigada dona...Aurora!
- por pouco não fui descoberta!hihi -dizia ela indo embora.
LOGO AO CHEGAR NO CONDOMINIO onde moro,fiz muitos amigos como a Fran e o Lucas,somos grandes amigos e a vida aqui na Bahia está demais! eu sempre que posso vou visitar a minha avózinha,mas viver aqui é super demais! só rolou problema na hora da escola,já que as pessoas são bem diferentes,mas todos são legais com excessão da Tati,que me chatéia muuuuitissimas vezes,mas meus amigos cobrem isso!
 E a Bombom? vocês devem se perguntar,ces lembram da minha maleta cor-de-rosa parceira de todos os momentos? pois rolou o maior...FUZUÊ no avião,já que não eram permitidos animais e eu a trouxe na maleta!kkk
por enquanto é só gente! e eu pergunto a você"VOCÊ JÁ FOI À BAHIA?!"KKK XAU! e SIGAM O TWITTER  @conexaomista e usem a tag #ximbicaxstephany

Nenhum comentário:

Postar um comentário